FALE CONOSCO

banner

banner
anucie

Leia as últimas notícias

Seminário debate implementação e incremento econômico dos quatro países

Leia as últimas notícias

Prefeitura inicia obra de reforma do Hospital Municipal de Santa Rita do Pardo

Leia as últimas notícias

Prefeitura realiza Audiência Pública sobre o tráfego de veículos da MS-040 em Santa Rita do Pardo

Leia as últimas notícias

Fiscais constatam irregularidades na contratação de operários na Vila Olímpica

Leia as últimas notícias

Licenciamento de veículos com placa final 6 vence na sexta-feira

quarta-feira, 4 de abril de 2012

ApApós projeto de transposição de peixes, embargo deve ser suspenso em definitivo Anúncio foi feito ontem na Assembleia Legislativa pelo presidente da Comissão de Meio Ambiente ós projeto de transposição de peixes, embargo deve ser suspenso em definitivo Anúncio foi feito ontem na Assembleia Legislativa pelo presidente da Comissão de Meio Ambiente


Edmir Conceição*
Em caráter provisório a Usina Hidrelétrica São Domingos, em Água Clara, retomou as obras, e o embargo, determinado há 15 dias, será definitivamente suspenso depois que for apresentado projeto de transposição de peixes para o novo curso do rio, desviado para a construção de barragem.
Durante a sessão na Assembleia Legislativa desta terça-feira (3), o presidente da comissão, deputado estadual Marcio Monteiro (PSDB) reafirmou que a Eletrosul (Centrais Elétricas S/A) tem a responsabilidade de em 60 dias apresentar um projeto definitivo sobre como deverá ser feita a transposição dos peixes no rio Verde, represado para formação de lago.
“A piracema inicia-se com a chegada do período das chuvas em novembro, quando o mecanismo deverá estar concluído, pois a previsão para fechar as comportas será em setembro. Esperamos que indiquem com urgência o mecanismo para a transposição dos peixes no rio Verde tão importante para a Bacia do Rio Paraná”, disse o presidente da Comissão.
Márcio Monteiro disse ainda que a visita teve o acompanhamento de um engenheiro civil e uma bióloga mestre na área de meio ambiente.
Segundo ele, no ano de 2007 o Estado já havia notificado a Eletrosul sobre a necessidade de estudo sobre a fauna no rio Verde para que a obra pudesse ser concluída, respeitando assim o ecossistema.
“A Eletrosul não apresentou alternativa técnica de mecanismo de transposição. A obra foi desembargada ontem (2). São 1.200 operários que ficaram parados por quase 15 dias”, disse Monteiro, notando que até setembro deste ano uma alternativa ambientalmente correta deverá ser apresentada para a Secretaria de Estado de Meio Ambiente.