FALE CONOSCO

banner

banner
anucie

Leia as últimas notícias

Seminário debate implementação e incremento econômico dos quatro países

Leia as últimas notícias

Prefeitura inicia obra de reforma do Hospital Municipal de Santa Rita do Pardo

Leia as últimas notícias

Prefeitura realiza Audiência Pública sobre o tráfego de veículos da MS-040 em Santa Rita do Pardo

Leia as últimas notícias

Fiscais constatam irregularidades na contratação de operários na Vila Olímpica

Leia as últimas notícias

Licenciamento de veículos com placa final 6 vence na sexta-feira

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Sem-terras invadem fazenda no município de Batayporã


Na manhã deste sábado (14) cerca de 250 famílias ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Ruraisa MS-134, há cerca de 10 quilômetros da sede do município de Batayporã, sentido ao antigo Porto São José.

Os manifestantes, que pertencem ao Acampamento Florestã Fernandes, afirmaram ao Nova News, que a invasão faz parte das atividades realizadas pela classe durante o período denominado "Abril Vermelho", no qual a luta pelas causas dos sem-terras se intensifica em todo o Brasil.

As lideranças das famílias acampadas na fazenda elaboraram uma série de reivindicações que serão encaminhadas na segunda-feira (16) para o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e para o Governo do Estado. Ainda de acordo com os acampados, não há prazo para que a fazenda seja desocupada.

No mês de abril de 2010, outra invasão foi registrada em Batayporã, quando cerca de 300 famílias ocuparam a Fazenda Primavera. Eles permaneceram no local por vários dias e só saíram após uma série de negociações.

Abril Vermelho (*)

Pará, 17 de abril de 1996.  Após diversos apelos sobre a necessidade de uma urgente reforma agrária, cerca de 2500 pessoas partem, em marcha, de Marabá a Belém. No trajeto, decidem fechar a rodovia federal pela qual transitavam. Prontamente a polícia chega ao local e um acordo se estabelece: os manifestantes liberariam a via assim que ônibus chegassem e os levasse a Belém.
O que inicialmente parecia um acordo pacífico se transformou no que o MST definiu como catástrofe. Cerca de 200 policiais, armados e sem identificação, chegariam dos dois lados da rodovia e encurralariam os manifestantes. Em meio a bombas de gás lacrimogêneo e tiros, houve o saldo de 19 mortos naquele dia e mais três óbitos de pessoas feridas em combate. Este episódio ficou conhecido como o Massacre de Eldorado dos Carajás.
A repercussão nacional e internacional levou à desapropriação da fazenda da Macaxeira (hoje assentamento-modelo do MST e reivindicação da época), deu surgimento ao dia internacional da luta pela Reforma Agrária.
Para denunciar a desigualdade do campo e manter a tradição de sua história, o MST, todo mês de abril, intensifica suas ações, ocupando terras improdutivas ou passíveis de reforma. Esta movimentação recebeu o nome de "Abril Vermelho". (* Com informações do MST).

DENGUE MATA E VOCÊ VAI FICAR AI PARADO



IPTU 2012