FALE CONOSCO

banner

banner
anucie

Leia as últimas notícias

Seminário debate implementação e incremento econômico dos quatro países

Leia as últimas notícias

Prefeitura inicia obra de reforma do Hospital Municipal de Santa Rita do Pardo

Leia as últimas notícias

Prefeitura realiza Audiência Pública sobre o tráfego de veículos da MS-040 em Santa Rita do Pardo

Leia as últimas notícias

Fiscais constatam irregularidades na contratação de operários na Vila Olímpica

Leia as últimas notícias

Licenciamento de veículos com placa final 6 vence na sexta-feira

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Exportação de frangos tem alta de 21% em MS



A avicultura em Mato Grosso do Sul exportou, em setembro desse ano, 9,2 mil de toneladas, com US$ 21,2 milhões de dólares. O resultado é 21% superior ao mês de agosto que contabilizou 7,5 mil toneladas e US$ 16,1 milhões de dólares. O total acumulado na exportação de janeiro a setembro foi de 80 toneladas, quantidade 11% menor que o volume embarcado no mesmo período do ano passado, que foi de 90,8 mil toneladas. O principal comprador, do início do ano até o momento, foi Japão, com 19,5 mil toneladas, seguido por Arábia Saudita, com 18 mil toneladas. As informações são do Boletim Casa Rural, elaborado pela Unidade Técnica da Federação de Agricultura e Pecuária de MS (Famasul).

No total, o setor registrou abate de 11,7 milhões de aves em setembro, 5,2% a mais que em agosto desse ano, com 11,1 milhões. De janeiro a setembro de 2012 foram abatidas 104,9 milhões de aves, volume 4,7% inferior ao mesmo período de 2011. “Essa redução nos abates serve para ajustar a oferta e a demanda. As indústrias estão controlando os abates em função do consumo interno baixo. As carnes concorrentes, como bovina e suína, estão mais atrativas", explica a economista e assessora técnica da Famasul, Adriana Mascarenhas.

Segundo a assessora técnica, o custo de produção da avicultura se manteve alto, em função da alta da soja e milho, utilizados na ração. “Os preços pagos não tiveram valorização em relação ao ano passado e o produtor rural não conseguiu obter maior lucro na atividade”, complementa. Do volume total de 27,3 mil toneladas produzidos em setembro, 66% foi destinado ao mercado interno, seguindo a médiabrasileira de 69% da produção voltada para o consumo nacional.
Os dados sobre abate, cotação, exportação da avicultura e outras cadeias como suinocultura, pecuária de leite e de corte, silvicultura e agricultura, com milho e soja, estão contemplados no Boletim Casa Rural que está disponível no site da Famasul. Acesse < http://www.famasul.com.br/>.