FALE CONOSCO

banner

banner
anucie

Leia as últimas notícias

Seminário debate implementação e incremento econômico dos quatro países

Leia as últimas notícias

Prefeitura inicia obra de reforma do Hospital Municipal de Santa Rita do Pardo

Leia as últimas notícias

Prefeitura realiza Audiência Pública sobre o tráfego de veículos da MS-040 em Santa Rita do Pardo

Leia as últimas notícias

Fiscais constatam irregularidades na contratação de operários na Vila Olímpica

Leia as últimas notícias

Licenciamento de veículos com placa final 6 vence na sexta-feira

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Número de mortes após incêndio em boate já chega a 232, afirma polícia


O incêndio que atingiu na madrugada deste domingo (27) a boate Kiss, em Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul, já deixou pelo menos 232mortos, segundo a Brigada Militar do estado. O resgate dos corpos foi concluído no fim da manhã. Ao menos outras 131 pessoas feridas estão recebendo atendimento em hospitais da região. O número total de vítimas ainda é desconhecido.






A polícia e o Corpo de Bombeiros ainda trabalham no local em busca de mais informações sobre as circunstâncias da tragédia e para retirar corpos da área.
O número de pessoas que estavam na boate no momento do incêndio ainda não foi confirmado pelas autoridades. A festa reunia estudantes da Universidade Federal de Santa Maria, dos cursos de Pedagogia, Agronomia, Medicina Veterinária, Zootecnia e dois cursos técnicos.
Segundo informações preliminares, o fogo teria começado por volta das 2h30, depois que o vocalista da banda que se apresentava fez uma espécie de show pirotécnico, usando um sinalizador. As faíscas teriam atingido a espuma que faz o isolamento acústico no teto do estabelecimento e as chamas se espalharam.
O incêndio provocou pânico e muitas pessoas não conseguiram acessar a saída de emergência.
Ao menos seis casas de saúde da região receberam vítimas do incêndio, e voluntários estão auxiliando o trabalho na cidade. "Estamos mobilizando todo o estado. Temos hospitais de diversas regiões se disponibilizando para ajudar. De Canoas, Santo Ângelo, Santa Cruz, enfim. Todos estão colaborando para oferecer o melhor atendimento possível. Os trabalhos são intensos e é preciso uma mobilização muito grande", disse Ciro Simoni, Secretário Estadual da Saúde, em entrevista à Rádio Gaúcha.
O Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre, que tem uma unidade especializada em queimaduras, também receberá feridos.
'Banda utilizava efeitos pirotécnicos'Taynne Vendrúsculo, estudante que estava na boate durante o incêndio, afirmou ter visto o vocalista da banda que se apresentava no local utilizando efeitos pirotécnicos durante o show.
"Foi durante uma música em que o cantor estava fazendo uma apresentação que tinha efeitos [pirotécnicos], porque provocou faíscas, alguma coisa que acreditamos que possa ter sido isso que causou [o incêndio]. Foi muito rápido. Ele estava cantando e, quando a gente viu, ele parou de cantar e aí a gente olhou e prestou atenção no que estava acontecendo e tinha o fogo no teto", contou à GloboNews.
'Fumaça se espalhou muito rápido'A estudante Luana Santos Silva, de 23 anos, que estava no local no momento do incidente, disse em relato à GloboNews que o fogo se alastrou rapidamente pelo interior da boate.
Ela afirmou que estava próxima à saída quando o fogo começou. "Nós olhamos para o teto lá na frente do palco e estava começando um fogo. Foi um amigo nosso que nos mostrou, aí nós começamos a cair. Minha irmã me puxou e eu saí arrastada pelo chão", contou Luana.
Segundo a jovem, a fumaça se espalhou rapidamente. "Foi bem no início, foi só atravessar a rua e começou a sair fumaça. Aí começou a sair o pessoal desesperado e gente machucada. Era uma porta pequena para muita gente sair".
Trabalho salva fotógrafaO trabalho da fotógrafa Fernanda Freire Gomes Bona, de 23 anos, a salvou de ser mais uma das vítimas do incêndio que atingiu a boate Kiss, em Santa Maria (RS). Fotógrafa oficial da casa noturna, ela estava em uma área VIP próxima à saída quando o incêndio começou. O local tinha uma vista privilegiada da boate, permitindo não apenas que ela tirasse fotos, mas também que percebesse rapidamente o incêndio e escapasse do local em poucos minutos.
"Como estava perto da porta graças a Deus eu saí correndo, em cinco minutos estava do lado de fora. Uma pessoa me chamou para fotografar na área VIP, por isso que eu fui para lá, tem uma visão melhor", contou Fernanda ao G1. "Normalmente eu fico no meio das pessoas. Foi sorte. Seu eu não estivesse trabalhando, não estaria na área VIP".
mapa_santa_maria_boate (Foto: Editoria de Arte / G1)

Aí começou a sair o pessoal desesperado e gente machucada. Era uma porta pequena para muita gente sair"
Luana Santos Silva, estudante quedeixou a boate no início do incêndio

Dilma cancela agenda e vai ao RSA presidente Dilma Rousseff cancelou três reuniões bilaterais que teria neste domingo (27) no Chile e embarca ainda pela manhã para Santa Maria, no Rio Grande do Sul, em razão da tragédia ocorrida em boate na cidade, onde pelo menos 245 pessoas morreram após o incêndio.
Em entrevista antes da viagem, Dilma disse que mobilizou os ministros para monitorar e que o governo federal fará "tudo o que for necessário". Emocionada, ela lamentou a tragédia.
"Eu queria dizer à população do nosso país e de Santa Maria o quanto, nesse momento de tristeza, estamos juntos. E necessariamente iremos superar, mantendo a tristeza", disse com a voz embargada.
Mais cedo, ela telefonou para o governador gaúcho Tarso Genro e ofereceu "toda ajuda necessária" para lidar com a situação.
"A presidenta telefonou para o governador Tarso Genro e ofereceu toda a ajuda necessária. Ela determinou a todos os ministros que deem apoio em suas respectivas áreas", informou a assessoria de imprensa do Planalto.
'Brasil está de luto', diz Lulaex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou nota, na manhã deste domingo, na qual manifesta solidariedade a amigos e familiares das vítimas do incêndio em uma boate em Santa Maria.
"O Brasil inteiro está triste e de luto pelas mortes ocorridas no incêndio em Santa Maria. Nesse momento difícil, expressamos nossa solidariedade aos amigos e familiares das vítimas e à toda a população da cidade, mas em especial aos pais e mães por essas perdas irreparáveis. Nossos sentimentos", diz a nota assinada por Lula e pela ex-primeira-dama Marisa Letícia.
Tarso Genro lamenta tragédia e viaja para Santa MariaO governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, manifestou no Twitter o seu pesar pelas mortes provocadas pelo incêndio ocorrido na madrugada. O chefe do Executivo no estado afirmou ainda que se deslocará até a cidade para acompanhar o trabalho dos Bombeiros e da Polícia Civil, que realizam a retirada e a identificação dos corpos.
“Domingo triste! Estamos tomando as medidas cabíveis e possíveis. Estarei em Santa Maria no final da manhã”, escreveu o governador na rede social. Em entrevista à Rádio Gaúcha mais cedo neste domingo, o secretário de Segurança Pública do RS, Airton Michels, afirmou que todas as forças de segurança pública do estado já foram acionadas para se deslocarem até Santa Maria.
Prefeitura decreta luto oficial de 30 diasO prefeito de Santa Maria (RS), Cezar Schirmer, decretou luto oficial de 30 dias pelas mortes ocorridas durante incêndio em uma boate e que vitimou pelo menos 232 pessoas. De acordo com o secretário de Relações de Governo e Comunicação, Giovani Manica, é a primeira vez que um luto tão extenso é decretado na cidade.
Tragédia é destaque na imprensa mundialO incêndio ocorrido em Santa Maria (RS) repercutiu na imprensa internacional, com jornais e agências de notícias de outros países publicando reportagens sobre o assunto. O jornal espanhol El País noticiava a tragédia como manchete de sua edição na internet. "Dezenas de mortos em incêndio de uma discoteca no sul do Brasil", dizia a publicação.
A rede britânica BBC informou que "dezenas" de pessoas morreram no incêndio, e pedia relatos de testemunhas. O jornal norte-americano New York Post deu destaque para o ocorrido em sua página na internet, relatando as dezenas de mortes. A publicação inglesa Daily Mirror divulgou imagens da fachada da boate no Rio Grande do Sul junto com relatos sobre as mortes.

Para ler mais notícias do G1 Rio Grande do Sul, clique em g1.com.br/rs


Caminhão carregado de cerveja tomba na BR 262 próximo a Água Clara




Um caminhão Volvo, placas de Três Lagoas, carregado de cerveja, tombou na tarde desta quinta feira (24) na BR 262, km 119, em Água Clara.
O caminhão estava no sentido Água Clara/Três Lagoas quando tombou, por volta das 17:00. O veículo continha 1274 caixas de cerveja Crystal, o que equivale a 30.576 garrafas de cerveja.
Após o acidente, inúmeras pessoas começaram a saquear a carga. O motorista, Vanderlei Tiossi, teve ferimentos leve. A polícia não informou a causa do acidente.
(*) Com informações de Correio Regional

Prefeito Apresenta a nova logomarca da Administração Municipal de Santa Rita do Pardo.



Prefeito, Cacildo Dagno Pereira, fez reunião com equipe de governo na manhã da última quinta-feira (24), em seu gabinete, e dentre vários assuntos em pauta o principal deles foi a apresentação da nova Logomarca da Administração Municipal para o período de 2013 a 2016, em Santa Rita do Pardo.De acordo com o Prefeito Cacildo, a logomarca apresentada tem o objetivo de refletir os novos tempos na administração municipal, e tendo como foco a parceria entre pessoas, instituições públicas e privadas, em nível municipal, estadual e federal trabalhando sempre para melhorar a qualidade de vida das pessoas, buscando sempre parcerias para fomentar o desenvolvimento sócio econômico do nosso município.Para o Secretário Geral, Robson Souto, a Logo simboliza a marca do governo municipal, no período de um mandato, mas sempre observando as particularidades do município e as necessidades de sua gente. Por isso, fazemos questão de demonstrar as parcerias, citadas pelo prefeito, tendo como objetivo geral a busca incessante pelo desenvolvimento de nosso município. Finalizou, dizendo que tudo isso está demonstrado na mensagem/slogan da Logo: “A Caminho do Desenvolvimento”. Segundo o Prefeito Cacildo, a partir de agora a nova logomarca será utilizada em documentos oficiais, vídeos, site da prefeitura, que já está sendo reformulado, veículos e em todos os matérias publicitários, utilizados para divulgar as ações e realizações do governo municipal neste período.Encerrou falando que a nova logomarca é leve e demonstra, a partir de agora, a “cara” da administração municipal e valoriza as pessoas e o nome da nossa cidade, ou seja, demonstrando que os interesses da coletividade vem sempre em primeiro lugar.


Prefeito Participa de reunião em Campo Grande com secretária de Estado de Assistência Social Tânia Mara Garib




Reunião com secretária de Estado de Assistência Social Tânia Mara Garib em seu gabinete na Setas no Parque dos Poderes recentemente com prefeito de Santa Rita do Pardo,Cacildo Dagno Pereira, 1º Dama Rose, Coordenadora do CRAS Fátima Siqueira, Secretário deFinanças Emerson, Gerente de Promoção Social Sonia para tratar de assuntos relacionados a Assistência Social., programas sociais,recursos financeiros etc. funcionamento e atribuição do CRAS, novos rumos da assistência social no estado do MS e no país.
No campo da assistência social, a secretária falou sobre o Programa Vale-Renda, que este ano vai pagar aos beneficiários R$ 160,00 por mês e se destaca dos outros programas sociais existente no país por ser o único a pagar a 13ª parcela. “Atualmente são 60 mil famílias que recebem o benefício. Isso faz com que fomentem a economia local em seus municípios”.
Outro programa de destaque é o Vale-Universidade, que terá em 2013 as inscrições abertas no dia 22 de janeiro e beneficia acadêmicos de baixa renda, proporcionando auxílio financeiro de até 90% e estágios na área de atuação do estudante.
Na área do trabalho, Tânia Garib abordou os serviços prestados nas unidades do Ciat (Centro integrado de Atendimento ao Trabalhador) e os programas em parceria com o governo Federal, como ProJovem Trabalhador e Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico eEmprego). “Atualmente temos 32 Ciats, distribuídos nos municípios do Estado, e nesses locais são feitas as inscrições para as qualificações. O gestor deve procurar saber em qual área de atuação haverá o curso em seu município e divulgar para que a população participe e se qualifique”.
Além do esboço geral das ações da Setas, Tânia Garib colocou sua equipe à disposição dos gestores para esclarecimentos de outras dúvidas. Para isso, no dia 21 e 22 de fevereiro haverá capacitação aprofundada com todos os gestores municipais que cuidarão desta pasta.

fonte: Assessoria de Imprensa

Santa Rita do Pardo esta entre os municípios do estado que não fará carnaval oficial para a população




Depois de anunciar uma série de medidas para reduzir gastos da Prefeitura de Santa Rita do Pardo, o prefeito Cacildo Dagno Pereira (PRP) anunciou que a cidade não terá festa de carnaval oficial este ano.
Assim como já fizeram outras cidades do Mato Grosso do Sul e do Brasil, o prefeito também informou nesta quinta-feira (24) a não realização. A administração alega questões financeiras e de ordem estrutural.
“mas afirmo que no próximo ano com certeza promoveremos o carnaval em Santa Rita do Pardo, uma vez que se trata de uma festa tradicional não só do município mas do País ” disse o prefeito. 

fonte: Assessoria de Imprensa

Prefeito Cacildo Dagno participa da eleição na Assomasul 2013





O prefeito de Santa Rita do Pardo, (PRP), esteve em Campo Grande dia () para participar da eleição da nova diretoria da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul).
Para Calcido é de fundamental importância a participação de todos os prefeitos do estado e o envolvimento com as ações da Assomasul é importante porque fortalece e potencializa a atuação dos municípios nas demandas junto a outras esferas de governo. “Tem muitos problemas que são comuns a todos os municípios e quando nós lutamos unidos temos mais força”, comentou Dagno.
Douglas encabeçou a chapa “Força Municipalista” e seu adversário, Waldeli Rosa, prefeito de Costa Rica, disputou o cargo pela chapa “Assomasul para Todos”. Nas urnas, do total de 79 votos apurados, Douglas recebeu 47 votos, contra 31 de seu rival. Houve um voto em branco. Esta é a primeira vez, em toda a história da entidade, que todos os prefeitos do estado votaram.
DIRETORIA ELEITA

Além de Douglas Figueiredo, a diretoria eleita é composta pelos seguintes prefeitos:
Humberto Amaducci (Mundo Novo, 1º vice-presidente)
Alcides Bernal (Campo Grande, 2º vice-presidente),
Paulo Duarte (Corumbá, Secretário-geral),
Pedro Caravina (Bataguassu, 1º secretário),
Heitor Miranda (Porto Murtinho, 2º secretário),
Juvenal de Assunção Neto (Nova Alvorada do do Sul, Tesoureiro-Geral),
Vanderlei Bispo (Japorã, 2º Tesoureiro-Geral),
Juliana Pereira de Almeida (Miranda, Diretora de Relações Públicas),
Ludimar Novais (Ponta Porã, Diretor de Assistência Municipalista),
Mário Kruger (Rio Verde de MT, Diretor de Patrimônio),
Marcelo Henrique de Melo (Jardim, Diretor de Saúde),
Marta Araújo (Eldorado, Diretora de Cultura),
José Domingues Ramos (Ribas do Rio Pardo, Diretor Esportivo),
Manoel Santos Viais (Caracol, Conselho Fiscal),
Roberto Almeida (Conselho Fiscal),
Maria das Dores de Oliveira Viana (Deodápolis, Conselho Fiscal),
Selso Luiz Lozano Rodrigues (Antonio João, suplente Conselho Fiscal),
Isabel Cristina Rodrigues (Juti, suplente do Conselho Fiscal),
Jorge Justino Diogo (Brasilândia, suplente do Conselho Fiscal).

fonte: Assessoria de Imprensa

Empresários discutiram potencialidades de Santa Rita do Pardo, em reunião com Prefeito.












O Prefeito, Cacildo Dagno Pereira, se encontrou nesta quarta-feira, 23 de janeiro, com representantes do grupo Frango Bello, que vieram a Santa Rita do Pardo conhecer as potencialidades da cidade e a possibilidade de implantar uma unidade fabril de embutidos de carne de frango. O chefe do executivo, que estava acompanhado do secretário geral, Robson Souto, conversou longamente com os empresários e ofereceu os incentivos fiscais e doação de um imóvel para a implantação da unidade no município, de acordo com a legislação local. O Diretor Geral do grupo, Sr. Lauri Francisco Paludo, demonstrou interesse em instalar o empreendimento em Santa Rita do Pardo.

Logo após a reunião o grupo acompanhou o Prefeito até as incubadoras e ao laticínio municipal, para conhecer as estruturas físicas destes locais, onde poderá ser utilizados para a implantação da fábrica de embutidos.

A Frango Bello, Abatedouros de Aves Itaquirai Ltda, está sediada na cidade de Itaquirai, região Sul do estado, e também tem uma unidade no município de Aparecida do Taboado, localizada na Costa Leste do estado.
O Prefeito Cacildo se colocou, juntamente com sua equipe, à disposição do grupo para viabilizar a instalação dessa unidade, iniciando assim o processo de industrialização do município de Santa Rita do Pardo, que é um desejo de toda a comunidade.
O Prefeito agradeceu ainda o empenho e a parceria do senhor Ademar Silva Junior, Superintendente da Secretaria de Indústria e Comércio de Mato Grosso do Sul e da Secretária da SEPROTUR, Tereza Cristina. 

fonte: Assessoria de Imprensa