Com a pavimentação da rodovia, uma extensa região será incorporada
ao processo produtivo, ganhando condições adequadas de transporte de
insumos e de trabalhadores e de escoamento da produção para outros
pontos de Mato Grosso do Sul e para exportação
As
obras da pavimentação da MS-040 entram em mais uma importante etapa,
com o início de construção de pontes. Na última semana, com o
acompanhamento de técnicos da Agência Estadual de Gestão de
Empreendimentos (Agesul), foi lançada a primeira viga da ponte de 120m
de extensão por 12,80m de largura sobre o Rio Pardo - na divisa de Ribas
do Rio Pardo e Santa Rita do Pardo -, uma das três que serão
construídas com a pavimentação da estrada.
As
outras serão edificadas nos trechos sobre o Ribeirão da Lontra, na
divisa dos municípios de campo Grande e Ribas do Rio Pardo, e sobre o
Ribeirão Ponte da Pedra, em Santa Rita do Pardo.
Conforme a Agesul, as obras de pavimentação estão em ritmo considerado normal.
Com
o empreendimento, é esperado um crescimento econômico de grande impacto
na região, através da geração de emprego e aumento no escoamento da
produção, tanto na pecuária como na agricultura.
Em
toda a extensão de 209,033 quilômetros, máquinas e caminhões estão
trabalhando em diversos serviços. A previsão é que a obra esteja
concluída até o segundo semestre deste ano.
INVESTIMENTOS
Integrante
do programa ações do governo do Estado - MS Forte 2, a obra da MS-040
conta com investimentos de R$ 271,1 milhões. A largura da pista com duas
faixas de rolamento será de oito metros em Concreto Betuminoso Usinado a
Quente (CBUQ) com espessura de cinco centímetros.
O
projeto também contempla a execução de pontes de concreto sobre o
Ribeirão da Lontra numa extensão de 30,00m x 10,00m - localizado na
divisa dos municípios de Campo Grande e Ribas do Rio Pardo; sobre o rio
Pardo com 120,00m x 12,80m na divisa de Ribas do Rio Pardo com Santa
Rita do Pardo e, ainda, sobre o Ribeirão Ponte de Pedra com extensão de
30,00m x 10,00m em Santa Rita do Pardo.
Desde o início das obras, no fim de 2013, diversas frentes de trabalho atuam em diferentes subtrechos.
Com
a pavimentação, o governo do Estado pretende que uma extensa região
seja incorporada ao processo produtivo, ganhando condições adequadas de
transporte de insumos e de trabalhadores e de escoamento da produção
para outros pontos de Mato Grosso do Sul e para exportação.
A
região onde está a MS-040 é hoje um trecho de grandes bolsões de áreas
onde, por não ter estrada no meio delas, a produção é inibida. Essa
integração regional, garantindo mais produção e desenvolvimento dos
municípios, é uma das propostas do MS Forte 2.