O drama de usuários que trafegam pelas rodovias MS 338 e a MS 395 está perto de chegar ao fim. O governo do Mato Grosso do Sul publicou no diário oficial do Estado do ultimo dia 13, quatro licitações para o recapeamento de cinco rodovias no Estado, entre elas a que liga Bataguassu a Santa Rita do Pardo (MS-338) e a que liga Bataguassu e Brasilândia (MS-395).
Trevo que liga as duas rodovias. Fotos: Tiago Apolinário/Da Hora Bataguassu
Ambas as estradas são alvos de constantes reclamações de moradores da região que cobram providências e até já fizeram manifestações reivindicando melhorias e a recuperação da rodovia. As duas rodovias já foram palco de acidentes fatais ocasionados pela péssima condição do asfalto.
Na rodovia MS-395, que liga Bataguassu a Brasilândia, obra que foi realizada a pavimentação esta deteriorada e em boa parte do trecho os motoristas enfrentam o arriscado desafio de desviarem dos enormes buracos na rodovia.
Universitários que utilizam a rodovia diariamente para irem a Três Lagoas reclamam das condições da rodovia. Por causa dos inúmeros buracos, uma viagem que em uma via em condições normais levaria pouco mais de uma hora e meia, na via atual dura mais de duas horas. Isso quando não ocorrem problemas mecânicos ocasionados pela má conservação da rodovia.Já na MS 338 inaugurada oficialmente a cerca de 10 anos, também já vinha sofrendo com surgimento de buracos em meio à rodovia, e com a ligação da estrada a rodovia MS 040 o fluxo de veículos na estrada mais que dobrou vindo a acelerar a degradação da rodovia e contribuindo para o surgimento de crateras em meio à pista.
Recentemente moradores de Santa Rita do Pardo chegaram a interditar parte da rodovia pedindo melhorias.
Enquanto o processo de licitação está em andamento, medidas emergenciais como tapa-buracos são realizadas a fim de amenizar os riscos de acidentes, porém devido a fortes chuvas que caem em todo o estado, as ações acabam se tornando manobras bastante complicadas, haja vista que as condições não contribuem para a realização dos serviços e acaba por gerar a abertura de novos buracos ao longo da rodovia.
Segundo a Secretaria de Estado de Infraestrutura não há uma estimativa de quanto custará à execução das obras, o que ainda será levantado. O início, no entanto, está previsto para o segundo semestre de 2016.
Colaborou Adilson Selvano.
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