FALE CONOSCO

banner

banner
anucie

segunda-feira, 14 de março de 2011

Japão: “Little Boy” e “Fat Man”, agora o inimigo é oculto e imprevisível

Japão, sexta feira (11) um terremoto de 8,9 na Escala Richter, provocou tsunami que varreu tudo que encontrava pela frente, deixando milhares de mortes e outros milhares de desaparecidos


A onde gigante varreu casas, rodovias, pessoas e tudo que encontrava pela frente
Foto: Divulgação








A bomba de Hiroxima e Nagasaki foi um marco da crueldade humana
Foto: Divulgação
Japão, 06 de agosto de 1945. Após seis meses de constantes bombardeios em 67 cidades japonesas, a Força Aérea dos Estados Unidos da América, lança sobre a cidade de Hiroshima – 350 mil habitantes - a bomba atômica “Little Boy”. Por volta das 8h15 o país do sol nascente, sofre um impacto que até hoje é tido mundialmente como uma das maiores atrocidades da história humana. Com um temperatura que oscilou entre 3 a 4 mil graus deixou um rastro de destruição matando mais de 140 mil pessoas que derreteram como ferro fundido...civis inocentes.

Não era o bastante. Às 11h02 do dia 09 do mesmo mês, a bomba batizada pelos americanos de “Fat Man”, que em português significa “homem gordo”, pesando 4.545 kg é detonada sobre a cidade de Nagasaki – 240 mil habitantes – Aproximadamente 80 mil mortes.

Japão se rende no dia 15 de agosto, e chega ao fim da guerra que assolou o país que reverencia o sol como fonte de vida, mas não acabou com o sonho de um povo disciplinado e perseverante que soube reconstruir seu país e se tornou uma potência mundial, e é hoje o império da tecnologia e de tudo que há de inovador


Parque Memorial da Paz em Hiroshima, em homenagem às vítimas da bomba atômica
Foto: Divulgação
UM PAÍS QUE NASCEU DAS CINZAS

Hoje considerada a segunda maior economia do mundo, o Japão pós-guerra, passou por grandes dificuldades como escassez de alimentos, doenças e falta de infra-estrutura. Mas graças à luta de seu povo, investimentos na educação e em tecnologia, hoje com um superávit invejável, esbanja poder e ostentação impulsionados por grandes empresas multinacionais e uma nação que ainda guarda tradições milenares.

NATUREZA COLOCA O "IMPÉRIO JAPONÊS" À PROVA

A camada mais extrema da Terra é formada por placas, a crosta terrestre, como se fosse um quebra cabeça. Ora essas placas se afastam, ora se trombam.


O terremoto destruiu rodovias e deixou as pessoas isoladas
Foto: Divulgação
Quando ocorre uma movimentação que abala a estrutura das rochas é liberada uma tensão, é nessa hora que ocorre o terremoto. O Japão está geograficamente entre o encontro de duas dessas placas, o que aumenta o índice e probabilidade de terremotos.

Se o epicentro do terremoto ocorre no mar, pode ocorrer tsunami.



Além da tsunami, os japoneses também tiveram que enfrentar vários incêndios
Foto: Divulgação
Japão, sexta feira (11) um terremoto de 8,9 na Escala Richter, provocou tsunami que varreu tudo que encontrava pela frente, deixando milhares de mortes e outros milhares de desaparecidos. A força do terremoto foi tão grande que atingiu até mesmo usinas nucleares e suas estruturas, comprometendo assim a saúde dos moradores da região e será por muito tempo um problema a ser tratado com medidas de segurança tanto para os já contaminados com radiação, tanto para os que por ventura tiverem contato.

Por onde passou as ondas não se inibiram e mesmo diante de uma população treinada e já acostumada com tremores foi capaz de provocar um desastre que marcará pra sempre o território nipônico.

O que se vê por imagens e fotos, a princípio deixa um recado que o homem jamais esquecerá.

“A força da natureza é tamanha, que mesmo os mais preparados seja em tecnologia e ou seu poder econômico, não há barreiras ou previsões que possam conter a sua fúria devastadora”.

Todos esperam de um país que ainda luta para superar lembranças de uma guerra que marcou o coração de todos os japoneses, unidos reconstruam suas vidas e o belo território do “sol nascente” que tanto encanta o mundo com seu fascínio e mistérios indecifráveis.

























Fonte: Emerson Augusto Fonseca

0 comentários:

Postar um comentário