FALE CONOSCO

banner

banner
anucie

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Assentados pedem apoio de Delcídio para solucionar problemas da reforma agrária

"Temos que retomar os processos de implantação de novos assentamentos de forma pacífica, sem prejudicar os direitos dos produtores", disse Delcídio


"Precisamos reerguer o INCRA, definir os novos gestores", disse Delcídio
Foto: Assessoria de Comunicação
O senador Delcídio do Amaral(PT/MS) vai se empenhar junto ao governo federal para solucionar questões que afligem os trabalhadores rurais de Mato Grosso do Sul. Em Brasília, o parlamentar se reuniu com dirigentes da Confederação Nacional dos Trabalhadores-Contag, que apresentaram várias reivindicações, a maioria relacionada à gestão do INCRA no estado.ecisamos reerguer o INCRA, definir os novos gestores, não só o superintendente, mas também o adjunto e o procurador, peças chaves na administração do órgão. Retomar a construção de casas que estão paralisadas e resolver problemas de abastecimento d’água, energia e a manutenção das estradas de acesso aos assentamentos. Vamos agir também no sentido de renegociar os financiamentos do Pronaf, em uma agenda ampla, que exige a participação do governo do estado e de todos os deputados e senadores que representam Mato Grosso do Sul no Congresso Nacional. Temos que retomar os processos de implantação de novos assentamentos de forma pacífica, sem prejudicar os direitos dos produtores. Vou agir não só na Casa Civil da Presidência da República, mas especialmente no Ministério do Desenvolvimento Agrário e na direção nacional do INCRA, para que a gente tire a reforma agrária dessa estagnação e atenda as famílias que estão aguardando uma ação firme, forte e determinada do governo, apesar dos tristes acontecimentos que levaram o INCRA do nosso estado a essa situação”, ponderou o senador.
O secretário de Reforma Agrária e Meio Ambiente da FETAGRI , Adão de Souza Cruz, pediu que Delcídio interceda junto ao ministro do Desenvolvimento Agrário para acelerar a aquisição de terras destinadas a assentar 17 mil trabalhadores rurais acampados ao longo das rodovias. “Queremos também que o senador nos ajude a acelerar a implantação do Programa Luz para Todos nas casas que já estão prontas mas que ainda não receberam energia, bem como a encontrar uma solução para a alimentação das famílias acampadas, porque a entrega de cestas básicas tem sido feita de forma inconstante”, explicou.
Já a vice-presidente da FETAGRI, Sandra Maria Soares, pediu a participação do senador em um encontro que os trabalhadores terão com dirigentes do INCRA nacional e representantes do Ministério Público Federal em Campo Grande, no dia 26 de abril. “A presença do senador nessa reunião pode nos ajudar a resolver vários entraves na aplicação dos créditos e outras questões que estão dificultando o desenvolvimento da reforma agrária em MS”, acredita Sandra.

0 comentários:

Postar um comentário