FALE CONOSCO

banner

banner
anucie

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Alunos do programa Brasil Alfabetizados recebem certificados O Programa promove a aprendizagem, a socialização e o exercício da autonomia




Desde ano de 
2009, a administração da prefeita Eledir Barcelos (PT) e a Gerência Municipal de Educação fizeram a adesão ao Programa Brasil Alfabetizado, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de MS.
O Programa promove a aprendizagem, a socialização e o exercício da autonomia. Objetiva desenvolver o potencial de cada cidadão que não teve a oportunidade de acesso aos estudos do Ensino Fundamental em idade própria.
Na ocasião, a aluna Antonia Henrique da Silva, com mais de 77 anos de idade, agradeceu pela chance que teve de realizar o curso. “Obrigado pela força e que outras pessoas sigam os nossos passos, o sonho de aprender a ler e escrever”.
O Brasil Alfabetizado atende alunos com idade acima de 15 anos e é mais uma importante ação da Secretaria Municipal da Educação na perspectiva inclusiva.
Ele contribui na superação do analfabetismo no país, promove o acesso à Educação como um direito de todos, em qualquer momento da vida, universalizando a alfabetização de jovens, adultos e idosos e a progressiva continuidade dos estudos em níveis mais elevados, com a responsabilidade solidária.
A alfabetização ocorre no período de seis a oito meses com propósito de promover a inserção social e elevar a auto-estima dos envolvidos, e assim contribuir no ingresso em um mundo novo, uma nova perspectiva, uma vida melhor. Saber ler e escrever são conquistas para sempre.
Comemoração
Na escola municipal, o Departamento Municipal de Educação comemorou em grande estilo a certificação dos alunos do Programa Brasil Alfabetizado, programa do MEC em parceria com a Prefeitura Municipal de Santa Rita do Pardo.
Familiares dos alunos, convidados e professores ocuparam inteiramente o pátio da escola.
Momentos de emoção marcaram a solenidade com o discurso da Coordenadora de Turmas Professora Leonice do Carmo.
Na oportunidade, houve ainda a certificação dos professores alfabetizadores participantes da capacitação proporcionada pela Professora Iria e Sueli e Telmara.
A prefeita Eledir Barcelos ressaltou a importância do ato para todos. “Vale ressaltar a importância do momento em que novos alfabetizados estão recebendo seus certificados”.
A Prefeita lembrou que o município o programa possibilita baixar o índice de analfabetos sem contar que proporciona alegria aos alfabetizados em poder olhar a vida por outro prisma.
Eledir e todos os professores receberam flores. No encerramento, um delicioso coquetel foi servido aos presentes.
Estiveram presentes na entrega dos certificados a gerente de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Dirce Alice Moreno ( no ato representando a prefeita Eledir); gerente de produção, Joel Da Silva; o vereador José de Matos, Alcides Patussi, as diretoras da escola Raimundo Cândido, Edna e Cleudelice, familiares dos formandos e convidados.
Fonte: Assessoria de Imprensa

0 comentários:

Postar um comentário