FALE CONOSCO

banner

banner
anucie

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Prefeitura lança Programa Municipal ‘Educando com Saúde’


O microônibus, que tem capacidade para atender uma média de 350 pessoas por mês


A Prefeitura de Santa Rita do Pardo, através das Gerências de Saúde e Educação, lançaram na primeira quinzena de outubro, na escola municipal Raimundo Cândido de Araújo, o Programa Municipal “Educando com Saúde”, com objetivo de oferecer aos estudantes atendimento odontológico, melhor qualidade de vida e levando cidadania à comunidade.
Durante a execução do programa, será feita a distribuição de kits de escovação com escova infantil, creme dental, fio dental e estojo para todos os alunos, a fim de criar e reforçar os hábitos de higiene bucal, fazendo desse cuidado uma prática diária.
Para a implementação do Educando com Saúde, a unidade de saúde móvel odontológica realizara as ações preventivas e procedimentos de restauração e pequenas intervenções cirúrgicas.
“A unidade móvel odontológica também levará atendimento à comunidade rural do nosso município. Queremos que as crianças, os jovens, os adultos, enfim, todos participem desse programa, principalmente dando seguimento às ações preventivas de saúde bucal”, disse a prefeita Eledir Barcelos.
Seguindo cronograma estipulado pela Gerência de Saúde, a unidade móvel estará atendendo todas as unidades escolares municipais urbanas e do campo. O município de Santa Rita do Pardo, localizado a 266 quilômetros de Campo Grande, foi contemplado com uma Unidade Odontológica Móvel para atender a população sem acesso aos sistemas de saúde.
O microônibus, que tem capacidade para atender uma média de 350 pessoas por mês, é fruto do Programa Brasil Sorridente, criado em 2004 pelo Governo Federal para facilitar o acesso ao tratamento dentário de populações localizadas em áreas rurais isoladas e com grande extensão geográfica. Santa Rita do Pardo está entre os 51 municípios de 16 estados que integram os chamados Territórios da Cidadania (locais com baixo Índice de Desenvolvimento Humano e menor dinamismo econômico).
Equipamento
O microônibus é equipado com cadeira odontológica, kit de pontas (motorzinho do dentista), cadeira, refletor, amalgamador, fotopolimerizador (utilizado para preparar o material de restauração), raio-X odontológico e autoclave (usado na esterilização do material).



A unidade móvel também possui ar-condicionado, pia para lavagem de mãos, reservatórios de água, armários e, acoplado ao veículo, uma espécie de carroceria para o transporte do gerador que fornece energia ao consultório móvel.
Os municípios beneficiados recebem R$ 4,68 mil por mês do Governo Federal para manutenção e despesas com cada unidade, além de uma parcela única de R$ 3,5 mil para a compra de materiais de consumo, como pinças, espelhos e curetas/espátulas.
A contrapartida do município é garantir a manutenção da unidade, assegurar o instrumental para atendimento ao público e manter a mão de obra especializada de dentistas e auxiliares.
“É uma unidade móvel, que na verdade é um consultório odontológico completo, reforçado por um gerador próprio de energia. A primeira que Mato Grosso do Sul recebe do Ministério da Saúde”, comemorou o senador Delcídio Amaral (PT), que viabilizou o veículo para o município.
“Isso é uma ação de cidadania, um projeto cidadão para prestação de serviços a quem mais precisa, não apenas com prevenção, mas também tratamento dentário”, complementou o parlamentar, segundo informações de sua assessoria. “Vamos atender comunidades carentes nas áreas urbana e rural. Nós temos seis assentamentos e levaremos o benefício a todos eles”, ressaltou a prefeita Eledir Barcelos.
Participaram do lançamento, a gerente de Educação Cultura Esporte e Lazer, Dirce Alice; gerente de Saúde, Luiz César; Diretor do Hospital Paulo Rogério; dentista Vanessa, auxiliar Sandra, enfermeira padrão Juliana, coordenador do posto de saúde Lira, Pastor Roberto, Gerente de Produção, Joel da Silva; diretora da Escola Municipal, Edna Aparecida de Castro Barbosa; diretora Adjunta, Cleudelice Ferreira de Freitas Patussi; vereadores Valnildo Rodrigues, Josué Nogueira Martinez, Rui Fernandes e José de Matos; presidente da Associação do Córrego Dourado, Agnaldo dos Santos Nascimento, entre outros.


Fonte: Assessoria de Imprensa

0 comentários:

Postar um comentário