FALE CONOSCO

banner

banner
anucie

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Pequenos produtores rurais recebem apoio da Prefeitura Este é o maior programa de apoio ao homem do campo já desenvolvido pela prefeitura



Os pequenos produtores rurais do município de Santa Rita do Pardo estão recebendo apoio da Administração Municipal, por meio Gerência de Produção e Desenvolvimento Rural com relação ao preparo da terra.
O apoio para o plantio de culturas de subsistência e na comercialização da produção de feijão, milho, abacaxi, pepino, mandioca, entre outras, objetiva proporcionar geração de renda para as famílias da zona rural.
Este é o maior programa de apoio ao homem do campo já desenvolvido pela prefeitura, fortalecendo a atividade rural e ao mesmo tempo garantindo melhor qualidade de vida às famílias.
A prefeita Eledir Barcelos de Souza (PT) destacou a importância da ação para a economia local e principalmente para o homem que vive exclusivamente do que produz na terra, sobretudo porque os beneficiários são pequenos produtores rurais que não possuem recursos financeiros para preparar a terra da forma correta.
“Muitas vezes alguns deles deixavam de produzir porque não tinham condições de pagar pelo serviço de preparo da terra e este programa acaba por impulsionar a economia municipal, solidificando as atividades rurais, investindo no homem do campo e melhorando sua vida e a de sua família”, salientou a prefeita.
A Gerência de Produção e Desenvolvimento rural fez questão de ressaltar que o serviço realizado pelo programa da patrulha mecanizada nas propriedades rurais fomenta a atividade rural, levando tecnologia, tornando as propriedades produtivas e lucrativas, tanto para os que plantam para comercialização, quanto para àqueles que trabalham a terra para sua subsistência, entre outros fatores.
“Estamos disponibilizando serviços e máquinas para atender as necessidades do produtor rural e assim fortalecer o homem no campo, de forma que eles possam viabilizar sua produção”, frisou o titular da pasta.
O preparo da terra está sendo realizado em todas as comunidades rurais e assentamentos do município, sendo já em 2011 atendidos mais de 240 famílias, com serviços do trator de esteira na destoca e trator agrícola com grade e niveladora, terraceador (fazer curva de nível), plantadeira de grãos, entre outros.
O assentamento São Thomé conta com a patrulha mecanizada, atendendo todos os produtores cadastrados, com curva de nível e gradeação de solo.
De acordo com o Gerente Joel da Silva, os trabalhos irá até o final de novembro, e depois os trabalhos passarão a ser realizados no assentamento Córrego Dourado.
Curva de nível
As curvas ajudam a reter os elementos solúveis do solo, permitindo a intensificação da produção. Se a inclinação for grande, as curvas devem ser mais próximas umas das outras e caso contrário, devem ser mais espaçadas.
A água das chuvas, ao encontrar os sulcos com as plantas, não escorre e se infiltra no solo, deixando-o úmido e evitando a erosão.
Fonte: Assessoria de Imprensa

0 comentários:

Postar um comentário