FALE CONOSCO

banner

banner
anucie

Leia as últimas notícias

Seminário debate implementação e incremento econômico dos quatro países

Leia as últimas notícias

Prefeitura inicia obra de reforma do Hospital Municipal de Santa Rita do Pardo

Leia as últimas notícias

Prefeitura realiza Audiência Pública sobre o tráfego de veículos da MS-040 em Santa Rita do Pardo

Leia as últimas notícias

Fiscais constatam irregularidades na contratação de operários na Vila Olímpica

Leia as últimas notícias

Licenciamento de veículos com placa final 6 vence na sexta-feira

sábado, 19 de março de 2011

"Estamos muito honrados de estar no Brasil", diz Michelle em evento em Brasília

Fonte:Do UOL Notícias*
Em São Paulo

A primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, cumpri no final da manhã deste sábado (19) uma agenda paralela a de Barack Obama –que está reunido neste momento com a presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto. A família Obama chegou ao Brasil na manhã de hoje, e passará o dia em Brasília.

Em um encontro com jovens brasileiros, Michelle discursou e disse que era uma honra e um privilégio ser recebida, junto com suas filhas, de forma calorosa.

A família assiste a uma apresentação do grupo de capoeira Raízes do Brasil e do grupo de percussão Batalá, formado somente por mulheres, ambos de Brasília.

“Visitar jovens como vocês é uma prioridade nossa”, disse Michelle. Ela ressaltou que a relação entre os países envolve mais do que os compromissos entre as autoridades, mas também relações com os povos e principalmente os jovens.

Ela defendeu ainda que as pessoas devem viajar, aprender novas línguas e conhecer novas culturas. “Tenho encorajado os americanos a fazer isso. As pessoas devem se ver como cidadãos do mundo.”

Michelle citou ainda o passado dela e do presidente Barack Obama para ressaltar que os jovens devem lutar e sonhar para alcançar seus objetivos.

A universitária Raquel Silva, 20, foi a escolhida pela Casa Branca para ser uma espécie de mestre de cerimônia do encontro da primeira-dama Michelle Obama com jovens. A mineira de Belo Horizonte (MG) integrou o programa Jovens Embaixadores de 2008 e, desde então, tem participado de vários eventos nos Estados Unidos e na Inglaterra.

“Ela é uma referência internacional, de mulher. Estou muito empolgada”, relata sobre o encontro com Michelle.

*Com informações da Agência Brasil

Brasil e EUA assinam acordos no Itamaraty antes da chegada de Dilma e Obama

Fonte:Maurício Savarese
Do UOL Notícias
Em Brasília


Brasil e Estados Unidos assinaram dez acordos, incluindo as áreas esportiva, energética, aeroespacial e educacional neste sábado (19), pouco antes de o presidente americano, Barack Obama, encontrar-se com sua colega brasileira, Dilma Rousseff. O mandatário chegou a Brasília por volta das 7h30, para uma viagem que inclui Chile e El Salvador.

No Palácio Itamaraty, os ministros Antonio Patriota (Relações Exteriores) e Edison Lobão (Energia) e o presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, assinaram acordos junto do embaixador americano Thomas Shannon. Dilma e Obama, mais tarde, vão ratificar os acertos entre os dois países.

Um dos acordos cria a Comissão Brasil-Estados Unidos para Relações Econômicas e Comerciais para promover "a remoção de obstáculos desnecessários ao comércio bilateral e ao investimento". A padronização de medidas fitossanitárias e visitas mútuas anuais estão entre as políticas acertadas pelos países.

Outro acordo sacramenta a disposição americana de investir na Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. Os EUA, que desejam receber o evento futebolístico em 2026 e que investem pesadamente em esportes olímpicos, vão junto do Brasil promover parcerias público-privadas e programas de ensino de inglês, entre outras medidas.

Os países assinaram ainda um acordo para facilitar o tráfego aéreo para empresas brasileiras e americanas. O acordo visa reduzir custos operacionais e desburocratizar as viagens, permitindo que aviões sobrevoem o espaço aéreo dos dois países sem obrigação de pousar. O acordo de transportes aéreos, na prática, incentivará mais empresas americanas a voar para o Brasil e mais companhias brasileiras a fazerem rotas para os EUA.

Acertos nas áreas aeroespacial e cooperação técnica na área trabalhista também foram assinados pelos ministros, antes dos presidentes. Os dois países deverão desenvolver programas aeroespaciais conjuntamente, por meio da AEB (Agência Espacial Brasileira) e da Nasa.

Obama desembarcou ao lado da família: a primeira-dama Michelle e as filhas Malia e Sasha. Ele está em seu hotel, perto do Palácio do Planalto, onde se encontrará com Dilma para a primeira etapa de sua viagem à América Latina.

Atrasado, Obama sobe rampa do Palácio do Planalto para reunião com Dilma

Fonte:Maurício Savarese
Do UOL Notícias
Em Brasília


Com cerca de 30 minutos de atraso, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou ao Palácio do Planalto para se reunir com a colega brasileira, Dilma Rousseff, na manhã deste sábado (19). Depois de passar as tropas em revista, ele subiu a rampa – uma honraria reservada a poucos líderes internacionais – e foi recebido na entrada do prédio pela mandatária com um aperto de mão.

Em seguida os dois ouviram os hinos nacionais dos dois países e partiram para sua conversa em particular. A chegada de Obama estava prevista para 10h. Durante o hino nacional, foram dadas salvas de canhão pela visita do presidente americano. Mais cedo, ministros brasileiros e o embaixador americano assinaram dez acordos que serão ratificados pelos mandatários depois de uma conversa privada.

Desde as 10h10, Dilma aguardava Obama no 2º andar do Palacio do Planalto. Usando echarpe, salto alto – aparentemente desconfortável – e um vestido vermelho, ela desceu para a entrada às 10h17, ao lado do ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota. Diante deles, uma praça dos Três Poderes completamente vazia – por questão de segurança.

Os presidentes viram uma exposição de artistas brasileiros no Palácio do Planalto, com destaque para a pintura Abapuru, de Tarsila do Amaral, emprestada por uma galeria da Argentina. Em seguida, enquanto Obama e Dilma cumprimentavam ministros, crianças acenavam bandeiras do Brasil e dos EUA no mezanino do Palácio do Planalto. Antes da reunião privada, Dilma ainda conversou com a primeira-dama Michelli.

Obama chegou ao escritório do governo acompanhado da mulher, Michelle, e das filhas, Sasha e Malia. Sob forte esquema de segurança, o americano pousou na Base Aérea da capital federal por volta das 7h40 em seu Air Force One – o avião presidencial dos EUA. Em seguida ele se dirigiu para seu hotel, onde descansou por mais de uma hora.