FALE CONOSCO

banner

banner
anucie

Leia as últimas notícias

Seminário debate implementação e incremento econômico dos quatro países

Leia as últimas notícias

Prefeitura inicia obra de reforma do Hospital Municipal de Santa Rita do Pardo

Leia as últimas notícias

Prefeitura realiza Audiência Pública sobre o tráfego de veículos da MS-040 em Santa Rita do Pardo

Leia as últimas notícias

Fiscais constatam irregularidades na contratação de operários na Vila Olímpica

Leia as últimas notícias

Licenciamento de veículos com placa final 6 vence na sexta-feira

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Bono se encontra com Dilma e lamenta mortes de crianças no Rio


Integrantes da banda irlandesa U2 chegaram ao Palácio da Alvorada, em Brasília, no início da tarde desta sexta-feira (8). Eles foram recebidos pela presidente Dilma Rousseff, pelo ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, e pela Secretária de Comunicação Social, Helena Chagas. O líder do U2, o vocalista Bono, foi convidado para almoçar com a presidente.






Segundo o Twitter do Planalto, Bono lamentou o massacre de crianças ocorrido na quinta-feira (7), em Realengo, no Rio de Janeiro, e disse que esse foi um dia "muito triste" para o Brasil.





Bono agradeceu à presidente por receber a banda e falou sobre a importância da atuação dos governos no combate à miséria. A assessoria da Presidência informou que, antes do almoço, ele pediu a Dilma para conhecer a capela do Palácio da Alvorada.

O U2 apresenta a turnê "360º" em três shows em São Paulo, no estádio do Morumbi, nos dias 9, 10 e 13 de abril.

G1

Dia do Jornalista: Comemorações e debates marcam o 7 de abril em todo o pais



Comemoração Geral




Empenhadas em evidenciar as lutas dos jornalistas e fortalecer a campanha em defesa do diploma, entidades e instituições promovem diversos eventos alusivos ao Dia Nacional do Jornalista, 7 de abril. Acompanhe, a seguir, algumas delas.



Além das atividades já divulgadas no Rio de Janeiro, Paraíba, Minas Gerais, Ceará, Mato Grosso do Sul e Paraná, várias outras iniciativas transcorrem. O Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina fez uso da palavra na sessão ordinária da Câmara Municipal de Florianópolis, nesta terça-feira, dia 5, em comemoração ao Dia do Jornalista. Está programada uma feijoada no sábado (09/04), no Complexo Esportivo da Aberssesc (Avenida Ivo Silveira, 281), em Florianópolis.



A retomada das atividades da "Cátedra FENAJ/UFSC de Jornalismo para a cidadania" se dá com a produção do programa radiofônico "Jornalismo em Debate", que estréia nesta quinta-feira, 7 de abril, às 18h30, com o tema "Liberdade de Expressão e Liberdade de Imprensa: o Brasil tem ou não?". Além da transmissão na emissora virtual do Curso de Jornalismo, o programa ficará disponível em áudio e texto no site da webestação.



Em Alagoas o Sindicato dos Jornalistas promoveu, nesta segunda-feira (4), um café da manhã com a imprensa e membros da bancada federal do estado, buscando apoio às PECs 386/09 e 33/09, que restabelecem a exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista. Alguns deputados que não participaram da legislatura anterior, quando a PEC 386/09 foi apresentada na Câmara e aprovada na Comissão de Constituição e Justiça, também anunciaram voto favorável à Proposta, comprometendo-se a integrar a Frente Parlamentar de Defesa do Diploma de Jornalista.



Da bancada de nove deputados federais de Alagoas, 4 participaram e outros 4, apesar de ausentes, já se manifestaram favoráveis às PECs. Também ausentes da atividade em função de outros compromissos, os senadores Renan Calheiros (PMDB) e Benedito de Lira (PP) já manifestaram seu apoio.



O café da manhã também teve a participação de deputados estaduais, que aprovaram no final de 2010 um projeto de lei exigindo diploma para a contratação de jornalistas no Estado. Diversos parlamentares, inclusive da bancada governista, prometeram derrubar o veto do governador Teotônio Vilela Filho (PSDB) à matéria, como aconteceu no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.



Em Mato Grosso o Sindicato dos Jornalistas promove, de 8 a 10 de abril, o III Congresso Estadual dos Jornalistas, na Escola Superior do Tribunal de Contas do Estado (Centro Político Administrativo em Cuiabá). Com o tema "A notícia, o comunicador e a sociedade contemporânea", o evento é, também, alusivo ao Dia do Jornalista. Já em Goiás, a comemoração será nesta quinta-feira, a partir das 20h, no Bar Cerrado (Av. T-03), em Goiânia.



Também nesta quinta-feira, às 19h, no Auditorio Capiba da Faculdade Maurício de Nassau, em Recife, será realizado o evento "Pra que Conselho: um diálogo sobre a criação dos conselhos de comunicação". Participam do debate Osnaldo Moraes, do Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco (SinjoPE) e da FENAJ, Ivan Moraes Filho, representando o Movimento Nacional dos Direitos Humanos, Ricardo Mello do SinjoPE e Fórum dos Professores de Jornalismo, e Cátia Oliveira que integra o Fopecom - Fórum Pernambucano de Comunicação. E em Natal, no Rio Grande do Norte, a festa em comemoração ao Dia do Jornalista inicia às 22h desta quinta-feira, no Taverna Pub.



Em Sergipe, a Câmara Municipal de Aracaju realizou Sessão Especial segunda-feira (4) em comemoração ao Dia do Jornalista. O evento ficou marcado pela solidariedade aos profissionais da TV Sergipe (afiliada da Rede Globo), que, no mesmo dia, paralisaram suas atividades reivindicando a retirada do novo diretor da emissora, Paulo Siqueira, que, além de promover demissões, implantou um clima de terror no ambiente de trabalho.



O Sindicato dos Jornalistas de São Paulo realizou na capital, nesta quarta-feira (6), o debate "Bloqueio e agenda econômica de Cuba", comemorativo ao Dia do Jornalista. Participaram como debatedores o jornalista cubano Ariel Terrero Escalante, editor da Revista Bohemia e comentarista econômico do programa de televisão "Buenos Días", o cônsul de Cuba em São Paulo, Aldo Fidel Cruces Amaro e o jornalista econômico Cley Scholz, chefe de reportagem do Jornal O Estado de São Paulo.



A programação estadual inclui um "sarau diplomático" em Campinas nesta quinta-feira (7), às 19h30 (Vitória Cambuí Residence - Rua Major Sólon, 535). E aludindo a comparação do ministro Gilmar Mendes entre jornalistas e cozinheiros, "sem qualquer menosprezo a esses profissionais, pelo menos de nossa parte, resolvemos botar a mão na massa e utilizar todos os ingredientes disponíveis para uma bela mistura com as letras e as novas funções da profissão" diz o texto de divulgação do evento, que terá a comida preparada por jornalistas.



Já a secretaria regional Oeste Paulista do Sindicato promove, também nesta quinta-feira, em Adamantina, agenda de atividades como entrevistas de rádio, palestras e publicação de matéria nos jornais regionais. E a regional em Santos promove, no dia 9, das 12 às 17 horas, um encontro para celebrar o Dia do Jornalista na ATMAS (Rua São Paulo, 47, Vila Mathias). Mais informações sobre estes eventos estão disponíveis aqui.



A Assembleia Legislativa do Espírito Santo realiza nesta quinta-feira, às 19h, uma Sessão Solene em homenagem ao Dia do Jornalista. Durante a solenidade serão homenageados vários jornalistas que atuam ou atuaram no mercado jornalístico capixaba, entre eles a presidente do Sindicato dos Jornalistas do Espírito Santo, Suzana Tatagiba, e o radialista e jornalista Marien Calixte. A Sessão irá prestigiar também os cursos de comunicação social e jornalismo da Faesa, UVV e UFES.



No Rio Grande do Sul o Sindicato da categoria está desenvolvendo uma série de atividades em homenagem ao Dia do Jornalista. Quarta-feira (6), dirigentes da entidade visitaram redações da Capital. Nesta quinta-feira, às 19h30, haverá debate com os estudantes de Jornalismo da Universidade de Caxias do Sul. Na sexta (8), a Delegacia Regional do Vale do Sinos realiza Bate-papo Jornalístico em São Leopoldo. Na mesma data, o presidente José Nunes participa, em Santa Cruz do Sul, do 1º Fórum Sul Brasileiro de Professores de Jornalismo. E na segunda-feira (11), às 17h30, o Sindicato promove a oficina "Conselho Municipal e Estadual de Comunicação", durante o I Fórum da Igualdade, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre.

Fonte:Da Redação / FENAJ