FALE CONOSCO

banner

banner
anucie

sábado, 12 de maio de 2012

Comissão aprova pedido feito pelo senador Delcídio do Amaral sobre monopólio no setor da carne Delcídio que preside a Comissão de Assuntos Econômicos quer promover uma audiência conjunta das duas comissões do Senado.




A Comissão de Agricultura do Senado aprovou nesta quinta-feira, 10 de maio, requerimento do senador Delcídio do Amaral(PT/MS) para a realização de uma audiência pública que discutirá o processo de concentração , em poucas empresas, das atividades de abate e comercialização de bovinos no Brasil.
A idéia é fazer um grande debate com representantes de todos os que operam no setor. Vamos convocar os frigoríficos, produtores, varejistas e técnicos do governo, especialmente dos Ministérios da Agricultura, do Planejamento, da Justiça e da Fazenda, para discutir o assunto e buscar alternativas que garantam a livre concorrência. Não é possivel que produtores e consumidores sejam prejudicados pelo monópolio que está se desenhando não só em Mato Grosso do Sul mas em todo o Brasil, advertiu senador.
Delcídio, que preside a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), quer promover uma audiência conjunta das duas comissões do Senado. Com esse objetivo, na próxima semana, vou apresentar requerimento a CAE solicitando a audiência, explicou.
A proposta da audiência surgiu na útlima segunda-feira, quando Delcídio se reuniu com o presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul, Francisco ( Chico ) Maia. O dirigente da Acrissul levou ao senador as preocupações dos pecuaristas do Centro Oeste.
Os produtores estão assustados com a possibilidade de estar se criando no Brasil um monopólio no ramo dos frigoríficos, alertou Maia. Em função das últimas aquisições noticiadas pela imprensa, apenas dois grupos concentram hoje 70 % do mercado sul-mato-grossense. Isso é muito perigoso para o país como um todo, porque na medida em que esses grandes grupos operam praticamente sozinhos eles começam a ditar o preço da carne , prejudicando tanto o produtor quanto o consumidor, argumentou o presidente da Acrissul.

0 comentários:

Postar um comentário