FALE CONOSCO

banner

banner
anucie

sábado, 21 de julho de 2012

Produtores participam de palestras do Programa Mais Pastagem Em cada evento, são apresentadas alternativas de reforma e recuperação do solo com o retorno econômico


Foto: Moisés Viana

O presidente do Sindicato de Santa Rita do Pardo, Arany Garcia, participou recentemente no Centro Catequético da Igreja Católica, do Ciclo de Palestras do Programa Mais Pastagem, que apresenta soluções e técnicas viáveis para uma pecuária sustentável.
O encontro é voltado para produtores rurais, técnicos e estudantes da região, que se inscreverem. Somente em 2012, o Programa já atingiu cinco municípios e cerca de 500 pessoas. E ainda serão realizados mais encontros, com expectativa de repassar o cuidado com a terra e outros temas, para mais de 800 agentes do segmento.
A ação visa difundir conhecimentos para melhorar ou recuperar pastagens no Mato Grosso do Sul, que atualmente tem 50% dos 18 milhões de hectares em degradação.
São nove milhões de hectares com problemas e sem uso, onde ainda há uma previsão que em uma década, haverá perdas na produção da carne se nada for feito, aponta o pesquisador da Embrapa, Armindo Neiro.
“É uma oportunidade única para o produtor rural do município, que entenderam a importância do evento e todas as regiões produtoras estão aqui representadas.
"Esperamos que o aproveitamento deste dia como difusor de conhecimento vai transformar a visão dos produtores rurais com relação à pastagem que é um grande problema do setor pecuário”, explicou o pecuarista Alcides Patussi.
O Mais Pastagem é realizado em municípios com histórico de registro de pastagem degradadas. Em cada evento, são apresentadas alternativas de reforma e recuperação do solo com o retorno econômico, além das tendências de mercado.
Linhas de financiamento para pecuária, mercado atual e perspectiva para a agropecuária, manejo de pastagens, alternativas de recuperação de pastagens e, principais causas da degradação e diagnósticos das propriedades serão os temas das cinco palestras abordadas por pesquisadores e profissionais da área.
Com solo ruim e pasto degradado, o produtor rural sente no bolso os reflexos. Adotar medidas de prevenção, dispor de tecnologia simples e investimento de baixo custo são os caminhos que o workshop aponta”, explica o superintendente do Senar/MS, Clodoaldo Martins.
Mais Pastagem
O Programa é uma iniciativa do Senar/MS, Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) e Funar (Fundação Educacional para o desenvolvimento Rural), em parceria com sindicatos rurais do Estado, Banco do Brasil, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, Embrapa Gado de Corte e Seprotur.
Sobre o Senar
É uma instituição mantida pela classe patronal rural, vinculada à CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil). Tem o objetivo de desenvolver ações educativas, que visam o desenvolvimento do homem rural como cidadão e como trabalhador, numa perspectiva de crescimento e bem-estar social.
Assessoria de Comunicação













0 comentários:

Postar um comentário