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quinta-feira, 3 de maio de 2012

Treinamento é feito pelo segundo ano consecutivo na represa de Jupiá Operações simuladas de resgate em água mobiliza 80 militares da Base Aérea de Campo Grande



Militares desembarcam no Aeroporto Municipal de Três Lagoas para treinamento na represa de Jupiá. (Fotos: Ricardo Ojeda)
Pelo segundo ano consecutivo militares do Esquadrão Pelicano (Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação - 2º/10º GAv), unidade da Força Aérea Brasileira dedicada exclusivamente a realizar missões de busca e salvamento, vão realizar em Três Lagoas treinamento de tropa em ações sobre águas. O treinamento será realizado na represa da Usina Hidrelétrica de Jupiá.
O novo comandante da unidade, major Daniel Cavalcanti de Mendonça, desembarcou nesta quarta-feira à tarde no Aeroporto Municipal de Três Lagoas, a bordo de uma avião SC105 Amazonas, utilizado em missões de busca e localização de aeronaves envolvidas em acidentes aéreos.
O treinamento no lago do rio Paraná busca adestrar os integrantes do Esquadrão em resgates sobre águas. Para isso, serão utilizados dois helicópteros H-1H. Cada helicóptero é tripulado por dois pilotos, um mecânico, um homem de resgate e um operador de equipamentos.
Nesta quarta-feira desembarcou parte dos militares, incluindo o novo comandante, que já serviu na unidade, foi para o Rio de Janeiro, fez curso de Estado Maior e retornou para comandar .
O Esquadrão Pelicano vai empregar no treinamento cerca de 80 militares durante duas semanas. Nesta quarta-feira os militares começaram a montagem da base terrestre no Aeroporto de Três Lagoas.

EXPOSIÇÃO

No sábado, 12 de maio, véspera do Dia das Mães, o Esquadrão Pelicano fará exposição estática das aeronaves – helicópteros e o avião Amazonas – e equipamentos usados nas operações de busca e salvamento, aberta ao público, no Aeroporto Municipal, entre às 10h e 16h.

HISTÓRIA

O Esquadrão Pelicano é a única Unidade da Força Aérea Brasileira dedicada exclusivamente a realizar missões de Busca e Salvamento (Search and Rescue - SAR), sendo um dos mais tradicionais e importantes esquadrões da FAB. Em mais de 54 anos de existência, realizou incontáveis missões de resgate de aeronaves civis e militares, navios e embarcações, bem como missões de apoio a população civil, seja através de missões de socorro, remoção de emergência, apoio em catástrofes naturais ou campanhas sociais pelo Brasil afora.
O 2º/10º GAv foi criado no dia 06 de dezembro de 1957 na Base Aérea de São Paulo, de onde foi transferido em 1972 para a Base Aérea de Florianópolis, Santa Catarina, sempre operando com os bimotores anfíbios Grumman SA-16A Albatroz e os helicópteros Bell SH-1D Iroquois. No dia 20 de outubro de 1980, a Unidade foi transferida para a Base Aérea de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, quando passou a utilizar os Embraer SC-95B Bandeirante SAR e os helicópteros Bell UH-1H Iroquois.
A incumbência principal do Esquadrão Pelicano é executar as missões especializadas de Busca e Salvamento em âmbito nacional, mantendo permanentemente uma aeronave e um helicóptero em alerta para decolagem em poucos minutos, equipados para atender a qualquer situação de emergência, seja na terra ou no mar.
Entre as suas atribuições também estão as chamadas "Operações Especiais": infiltração e exfiltração de Tropas Especiais, Controle Aéreo Avançado (Forward Air Control), ataque ar-solo e Combate SAR com os helicópteros Bell Iroquois (conhecidos como "sapão") armados com metralhadoras e lançadores de foguetes.
Em 2006 a FAB alterou a designação de todos os seus helicópteros, retirando a letras C e U do nome, dessa forma, o Bell UH-1H passou a ser Bell H-1H Iroquois.
No dia 03 de abril de 2009, pousou na Base Aérea de Campo Grande o primeiro CASA/EADS C-105 Amazonas do Esquadrão Pelicano, matriculado FAB-2810. Em 10 de julho do mesmo ano, chegou o FAB-2811. Essas aeronaves são consideradas como modelos de transição, pois contam com apenas uma parte do equipamento SAR que será utilizado pela Unidade.
Para cumprir as suas missões, o FAB-2810 e o FAB-2811 estão equipados com plataformas removíveis com dois assentos para os observadores e um armário de equipamentos, além das bolhas para observação nas laterais da fuselagem. No restante, são iguais aos C-105A dos Esquadrões Arara e Onça.
No final de junho de 2010, o 2º/10º GAv desativou os Embraer SC-95B Bandeirante SAR, com os quais operou por mais de 30 anos. Em outubro do mesmo ano, os C-105 passaram a ser designados SC-105, recebendo a faixa laranja com as letras SAR no alto do estabilizador vertical, de acordo com o padrão internacional.
O lema do Esquadrão Pelicano é: "Para que outros possam viver!"