FALE CONOSCO

banner

banner
anucie

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Agropecuária espera crescimento em 2013 em Mato Grosso do Sul




A demanda mundial por alimentos pressionou os preços das carnes e dos grãos. Um cenário que beneficiou estados produtores, como Mato Grosso do Sul. A expectativa do agronegócio para 2013 é positiva, como mostrou reportagem do Bom Dia MS desta quinta-feira (10).
Na área de grãos, o ano passado foi bom para quem plantou milho. Quase 6 milhões de toneladas colhidas e bons preços no mercado. A produção de soja também foi boa, mas houve quebra de 10,5%, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Para 2013, o produtor espera que a chuva venha na hora certa. Se isso ocorrer, a previsão é de aumento de 30% na produção.
 Este ano, o mercado da carne em Mato Grosso do Sul não deve ser atingido pelos recentes embargos em que 10 países suspenderam a compra do produto brasileiro. O estado conta com um rebanho de 20 milhões de cabeças, e de acordo com o balanço mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foram abatidos 2,9 milhões de animais. Um dos desafios do setor continua sendo a recuperação de pastagens. Segundo estimativa da Embrapa, existem 5 milhões de hectares degradados em Mato Grosso do Sul.
No setor sucroalcooleiro, o ano começa com quatro usinas moendo cana-de-açúcar em Mato Grosso do Sul. Normalmente, nessa época do ano, o trabalho seria de manutenção dos equipamentos para o início da próxima safra, mas a chuva do ano passado acabou atrasando a colheita em várias regiões do estado. A estimativa de colheita é de 37 milhões de toneladas, 8% a mais do que na safra passada. Além disso, duas novas usinas vão começar a operar no estado.
G1 MS

0 comentários:

Postar um comentário