FALE CONOSCO

banner

banner
anucie

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Bandeira tarifária de janeiro é vermelha, aponta Anaeel

Sistema de bandeiras foi adotado no início do ano passado, após seca registrada em 2014

Mesmo com aumento considerável do volume das chuvas no fim de 2015, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Anaeel) anunciou, no dia 23 de dezembro, que a bandeira tarifária para janeiro será vermelha para todos os consumidores brasileiros.
Segundo a agência, a cor significa um acréscimo de R$ 4,50 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. O sistema de bandeira tarifária foi adotado no início de 2015, em decorrência da seca que atingiu boa parte do país no ano anterior e, consequentemente, afetou a geração de energia por meio de hidrelétrica.
Pelo sistema de bandeiras tarifárias, as cores verde, amarela e vermelha, indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração de eletricidade. Na bandeira verde, por exemplo, as condições de geração de energia são favoráveis, logo não há acréscimo na tarifa. Na bandeira amarela, as condições são menos favoráveis e a tarifa sofre acréscimo de R$ 2,50 para cada 100 quilowatts-hora consumidos. Já na bandeira vermelha, as condições são mais caras para a geração de energia.
Desde que implantado esse sistema, a bandeira que tem predominado mês a mês é a vermelha.  Além da implantação do sistema de bandeiras, que foi reajustado em 80% no ano passado, o consumidor também fechou o ano de 2015 com aumento expressivo na conta de luz. No caso de Três Lagoas, o reajuste chegou a 35%, em agosto do ano passado. A medida afetou aproximadamente 45 consumidores da cidade. 

0 comentários:

Postar um comentário