FALE CONOSCO

banner

banner
anucie

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Rússia quer intermediar conflito entre Irã e Arábia Saudita, diz agência

Sauditas mataram clérigo xiita, provocando protestos no Irã. Iranianos fizeram protestos no fim de semana.

Foto:Divulgação

A Rússia afirma estar pronta para intermediar o conflito entra Arábia Saudita e Irã, de acordo com uma fonte próxima do serviço de relações exteriores russo entrevistada pela agência Reuters. A relação entre os dois países se deteriorou depois que os sauditas executaram um importante clérigo xiita no sábado (2), Nimr Baqer al-Nimr, provocando indignação no Iraque, que é um país de maioria xiita.
No domingo (3) várias manifestações de protesto contra a Arábia Saudita foram registradas no Iraque. O primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi, advertiu para o potencial desestabilizador da execução de Nimr.
Manifestantes iranianos invadiram a embaixada saudita na manhã de domingo, levando o governo saudita a retirar seu corpo diplomático e ordenar a saída dos diplomatas iranianos do reino, segundo a Reuters.
Os manifestantes atearam fogo e danificaram móveis na embaixada antes de serem retirados pela polícia, que prendeu 40 pessoas. Nenhum diplomata saudita se encontrava na embaixada. Autoridades iranianas condenaram o ataque, assim como a execução de Nimr.
“O Irã tem agido de acordo com suas obrigações (diplomáticas) de controlar a ampla onda de comoção popular que se ergueu”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano, Hossein Jaberi Ansari, em declarações transmitidas pela TV.
“A Arábia Saudita se beneficia e prospera com o prolongamento das tensões. [Os sauditas] têm usado esse incidente como desculpa para alimentar as tensões”, acrescentou.
Ansari disse que os diplomatas iranianos ainda não tinham deixado a Arábia Saudita. No domingo à noite, foram dadas 48 horas para que eles deixassem o país.
Do G1, em São Paulo

0 comentários:

Postar um comentário