Militares desembarcam no Aeroporto Municipal de Três Lagoas para treinamento na represa de Jupiá. (Fotos: Ricardo Ojeda)
Pelo segundo ano consecutivo militares do Esquadrão Pelicano (Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação - 2º/10º GAv), unidade da Força Aérea Brasileira dedicada exclusivamente a realizar missões de busca e salvamento, vão realizar em Três Lagoas treinamento de tropa em ações sobre águas. O treinamento será realizado na represa da Usina Hidrelétrica de Jupiá.
O novo comandante da unidade, major Daniel Cavalcanti de Mendonça, desembarcou nesta quarta-feira à tarde no Aeroporto Municipal de Três Lagoas, a bordo de uma avião SC105 Amazonas, utilizado em missões de busca e localização de aeronaves envolvidas em acidentes aéreos.
O treinamento no lago do rio Paraná busca adestrar os integrantes do Esquadrão em resgates sobre águas. Para isso, serão utilizados dois helicópteros H-1H. Cada helicóptero é tripulado por dois pilotos, um mecânico, um homem de resgate e um operador de equipamentos.
Nesta quarta-feira desembarcou parte dos militares, incluindo o novo comandante, que já serviu na unidade, foi para o Rio de Janeiro, fez curso de Estado Maior e retornou para comandar .
O Esquadrão Pelicano vai empregar no treinamento cerca de 80 militares durante duas semanas. Nesta quarta-feira os militares começaram a montagem da base terrestre no Aeroporto de Três Lagoas.
EXPOSIÇÃO
No sábado, 12 de maio, véspera do Dia das Mães, o Esquadrão Pelicano fará exposição estática das aeronaves – helicópteros e o avião Amazonas – e equipamentos usados nas operações de busca e salvamento, aberta ao público, no Aeroporto Municipal, entre às 10h e 16h.
HISTÓRIA
O Esquadrão Pelicano é a única Unidade da Força Aérea Brasileira dedicada exclusivamente a realizar missões de Busca e Salvamento (Search and Rescue - SAR), sendo um dos mais tradicionais e importantes esquadrões da FAB. Em mais de 54 anos de existência, realizou incontáveis missões de resgate de aeronaves civis e militares, navios e embarcações, bem como missões de apoio a população civil, seja através de missões de socorro, remoção de emergência, apoio em catástrofes naturais ou campanhas sociais pelo Brasil afora.
O 2º/10º GAv foi criado no dia 06 de dezembro de 1957 na Base Aérea de São Paulo, de onde foi transferido em 1972 para a Base Aérea de Florianópolis, Santa Catarina, sempre operando com os bimotores anfíbios Grumman SA-16A Albatroz e os helicópteros Bell SH-1D Iroquois. No dia 20 de outubro de 1980, a Unidade foi transferida para a Base Aérea de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, quando passou a utilizar os Embraer SC-95B Bandeirante SAR e os helicópteros Bell UH-1H Iroquois.
A incumbência principal do Esquadrão Pelicano é executar as missões especializadas de Busca e Salvamento em âmbito nacional, mantendo permanentemente uma aeronave e um helicóptero em alerta para decolagem em poucos minutos, equipados para atender a qualquer situação de emergência, seja na terra ou no mar.
Entre as suas atribuições também estão as chamadas "Operações Especiais": infiltração e exfiltração de Tropas Especiais, Controle Aéreo Avançado (Forward Air Control), ataque ar-solo e Combate SAR com os helicópteros Bell Iroquois (conhecidos como "sapão") armados com metralhadoras e lançadores de foguetes.
Em 2006 a FAB alterou a designação de todos os seus helicópteros, retirando a letras C e U do nome, dessa forma, o Bell UH-1H passou a ser Bell H-1H Iroquois.
No dia 03 de abril de 2009, pousou na Base Aérea de Campo Grande o primeiro CASA/EADS C-105 Amazonas do Esquadrão Pelicano, matriculado FAB-2810. Em 10 de julho do mesmo ano, chegou o FAB-2811. Essas aeronaves são consideradas como modelos de transição, pois contam com apenas uma parte do equipamento SAR que será utilizado pela Unidade.
Para cumprir as suas missões, o FAB-2810 e o FAB-2811 estão equipados com plataformas removíveis com dois assentos para os observadores e um armário de equipamentos, além das bolhas para observação nas laterais da fuselagem. No restante, são iguais aos C-105A dos Esquadrões Arara e Onça.
No final de junho de 2010, o 2º/10º GAv desativou os Embraer SC-95B Bandeirante SAR, com os quais operou por mais de 30 anos. Em outubro do mesmo ano, os C-105 passaram a ser designados SC-105, recebendo a faixa laranja com as letras SAR no alto do estabilizador vertical, de acordo com o padrão internacional.
O lema do Esquadrão Pelicano é: "Para que outros possam viver!"
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