FALE CONOSCO

banner

banner
anucie

sábado, 23 de abril de 2011

CRAS realiza palestra sobre Câncer do Colo do Ùtero

O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS realizou nesta terça-feira, 19, uma palestra sobre o câncer do colo do útero ...



O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS realizou nesta terça-feira, 19, uma palestra sobre o câncer do colo do útero, ministrada pela Dra.Ana Maria Tamashiro.

O Câncer do Colo uterino está diretamente relacionado a presença de doenças sexualmente transmissíveis, principalmente o HPV, papiloma vírus humano, a popular crista de galo. A maior dificuldade é o diagnóstico. Muitos infectados não apresentam sintomas, muitos não procuram tratamento na hora certa e muitos não recebem tratamento correto.

Junto com essas questões, aparecem outros fatores de risco para o câncer. Alimentação inadequada, uso do cigarro, comportamento sexual de risco e outros mais. O papiloma vírus humano (HPV) infecta várias mucosas tais como vulva, vagina, colo do útero, pênis, lábios, assim como a pele.

Ele está presente em 99% das mulheres com essa doença. A proteína do vírus entra no DNA da célula do organismo da pessoa infectada e muda toda a sua estrutura, fazendo com que a sua produção de células fique toda alterada e, por vizinhança, o vírus vai atingido os outros órgãos, caracterizando a metástase. Existem mais de 100 tipos de HPV, sendo que em torno de 40 infectam o homem. Nos Estados Unidos 10 mulheres morrem por dia pelo câncer do colo do útero. No Brasil, 4.000 mulheres morrem por ano. Já existe uma vacina contra HPV.

Já existe uma vacina contra a doença e a mesma é disponibilizada na rede privada, ainda com custo alto. O Governo Federal está com projeto de disponibilizá-la na rede pública de saúde em breve. Só não podemos esquecer que a maior prevenção é o uso de preservativos para as doenças sexualmente transmissíveis. A vacina não evita o contágio.

Participaram do evento, a Coordenadora do CRAS, Maria Rosana, Assistente Social Elaine de Jesus, Psicóloga Julia Pettre,Gerente Administrativo David da Silva , Gerente de Saúde Luis César Rodrigues Lustosa, Dra. Ana Maria, Dr. César Augusto Medico da saúde da família, Coordenadora do Projeto Conviver Dulce Marques.

0 comentários:

Postar um comentário