FALE CONOSCO

banner

banner
anucie

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Santa Rita realizará dia ‘D’ da Campanha Nacional de Vacinação contra raiva animal no sábado Uma equipe já está em atuação na zona rural fazendo a vacinação dos cães e gatos



A Prefeitura Municipal de Santa Rita do Pardo, por meio da Gerência Municipal de Saúde, inicia no próximo sábado, dia 26 de novembro, a Campanha Nacional de Vacinação contra raiva animal.
A campanha contempla todo o município. Uma equipe já está em atuação na zona rural fazendo a vacinação dos cães e gatos.
Dia 26 acontecerá o dia “D” da campanha de vacinação. A vacinação acontece das 8 h às 17 h, nos seguintes postos: Posto de Saúde, bar do Dito, bairro Nova Esperança, Centro Comunitário no Bairro Novo Horizonte, USF Unidade de Saúde da Família.
De acordo com o gerente de Saúde, Luiz Cesar Rodrigues Lustosa, os donos devem levar para vacinar cães e gatos a partir dos três meses de vida, inclusive fêmeas em gestação. A orientação da Gerência Municipal de Saúde é vacinar o maior número de animais nessa data.
Raiva
A raiva é uma doença contagiosa e incurável causada por um vírus que pode afetar os animais mamíferos e os homens. A transmissão ocorre quando os vírus existentes na saliva do animal doente penetram no organismo através da pele ou de mucosas, por meio de mordidas, arranhões ou pela língua do animal.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, a raiva mata anualmente 55 mil pessoas no mundo. No meio urbano, o cão é o maior transmissor da doença, seguido pelos morcegos. Disse o presidente do conselho de saúde Celso S. Nascimento.
Os sintomas da doença variam a depender da espécie animal, mas todos podem apresentar dificuldade para engolir, salivação abundante, paralisia das patas traseiras e mudanças de comportamento e dos hábitos alimentares.
Assessoria de Imprensa

0 comentários:

Postar um comentário