FALE CONOSCO

banner

banner
anucie

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Servidores da Saúde recebem certificados do programa de Qualidade Total das Ferramentas 5’S


Curso possibilitou aos funcionários buscar melhorias da qualidade de vida e no trabalho


Em Santa Rita do Pardo, os servidores da Saúde receberam os certificados do Programa de Qualidade Total das Ferramentas 5’S.

Em recente evento, os servidores municipais que atuam na área de saúde receberam os certificados da Fundação Educacional de Fernandópolis, coordenação de pós-graduação, pesquisa e extensão.
O curso foi ministrado em 2010, na Câmara Municipal de Santa Rita do Pardo, no período de 7 a 8 de dezembro, com a carga horária de 16 horas, sob o comando da professora e da coordenação de Ligia Thome Pires.
A entrega dos certificados aconteceu na Gerência de Saúde com a presença do gerente da pasta, Luiz Cesar R. Lustosa; vereador Zé de Matos; gerente de Produção Rural, Joel da Silva; diretor do hospital Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, Paulo Rogério; secretário Administrativo, David da Silva e do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Celso S.Nascimento, entre outros.
O programa
5S" é uma prática desenvolvida no Japão, por intermédio do qual os pais ensinam a seus filhos princípios educacionais que os acompanham até à fase adulta. Depois de ocidentalizada ficou conhecida como "Housekeeping".
Assim, as organizações com o objetivo da buscar melhoria da qualidade de vida no trabalho, criaram o programa 5S, uma base para o desenvolvimento dessa qualidade.
Não só os aspectos de qualidade e produtividade devem ser delegados aos funcionários, como também a organização da área de trabalho, gerando descarte dos itens sem utilidade, liberação de espaço, padrões de arrumação, facilitando ao próprio funcionário saber o que está certo e o que está errado, manutenção da arrumação, limpeza, áreas isentas de pó, condições padronizadas que clareiam a mente do funcionário e a disciplina necessária para realizar um bom trabalho, em equipe, dia após dia.
O caminho prático é a implantação dos 5Ss, que consiste em cinco passos integrados, que buscam fortalecer 5 Sensos, formando um todo único e simples que nos ajudam a encarar o ambiente de trabalho de uma maneira totalmente nova. A denominação "5S" é devido as cinco palavras iniciadas pela letra "S", quando pronunciadas em japonês.

São elas:
SEIRI - Utilização
SEITON - Arrumação, Ordenação
SEISO - Limpeza
SEIKETSU - Padronização
SHITSUKE - Disciplina
Objetivo
O objetivo principal do 5S é melhorar a qualidade de vida das pessoas, construindo um ambiente saudável e acolhedor para todos. Este objetivo somente será alcançado se todos nós vivermos alguns valores básicos como respeito a cada pessoa, trabalho em equipe, qualidade e excelência no trabalho, responsabilidade, organização e empenho, defesa da vida, satisfação e alegria de todos.
O novo cenário mundial tem motivado empresas para avaliarem sua postura em relação ao consumidor, isto é, aos seus clientes, sejam internos ou externos. Os requisitos de Qualidade Total (qualidade intrínseca, custo, entrega, segurança e moral) são fatores críticos para a sobrevivência das empresas diante deste cenário e junto com a visão da qualidade total há o programa 5S.
Fonte: Assessoria de Imprensa

0 comentários:

Postar um comentário