FALE CONOSCO

banner

banner
anucie

Leia as últimas notícias

Seminário debate implementação e incremento econômico dos quatro países

Leia as últimas notícias

Prefeitura inicia obra de reforma do Hospital Municipal de Santa Rita do Pardo

Leia as últimas notícias

Prefeitura realiza Audiência Pública sobre o tráfego de veículos da MS-040 em Santa Rita do Pardo

Leia as últimas notícias

Fiscais constatam irregularidades na contratação de operários na Vila Olímpica

Leia as últimas notícias

Licenciamento de veículos com placa final 6 vence na sexta-feira

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Abertura da pesca começa amanhã na Bacia do Rio Paraná PMA distribui novo Manual do “Pescador”

A abertura da pesca começa amanhã (29) na Bacia do Rio Paraná, as Subunidades da PMA localizadas nas divisas do estado irão realizar a distribuição do Novo Manual do Pescador “2012”. O manual foi confeccionado entre uma parceria da PMA com a Fundação Estadual de Cultura.

MANUAL DO PESCADOR

O manual contém todas as informações de pesca referentes às bacias dos rios Paraná e Paraguai, contém todos os telefones e e-mails das Unidades da PMA, para esclarecer dúvidas e fazer denúncias.

CONTEÚDO DO MANUAL

O manual traz as seguintes informações: piracema, declaração de estoques, tamanhos mínimos de captura de pescado e iscas vivas, petrechos proibidos, áreas de reservas de pesca, rios e trechos em que a pesca é proibida, rios e trechos onde só é permitida a pesca na modalidade pesque-solte, transporte de pescado, licença de pesca etc.

OUTRAS INFORMAÇÕES

O Manual traz também informações relativas a iscas vivas. No ano passado saiu a regulamentação relativa ao transporte, captura e medidas de iscas vivas. Várias iscas passaram a ter tamanhos mínimos para captura, configurando crime a captura em tamanho inferior ao permitido.

RÉGUA DO PEIXE

A PMA continuará distribuindo a régua de peixe, que foi distribuída no ano passado, que contém todas as medidas mínimas de captura das espécies para as bacias do rio Paraná e Paraguai. Vale ressaltar que algumas medidas de peixes são diferentes entre as legislações e o pescador deve respeitar sempre a mais restritiva.

RESTRITIVO

Em razão de que algumas pessoas não entendem o que é mais restritivo na legislação, vale a pena explicar detalhadamente. No Manual há duas tabelas com Tamanhos Mínimos de Captura. Uma prescrita pela Instrução Normativa 26/2009 (do IBAMA – órgão Federal) e outra prescrita pela Resolução 004/2011 da SEMAC (órgão Estadual). Acontece que as medidas de alguns peixes estão diferentes, a exemplo do Cachara (70 centímetros na Federal e 80 cm na Estadual), do Dourado (60 cm na Federal e 65 cm na Estadual), o Jaú (90 cm na Federal e 95 na Estadual), do Barbado (50 na Federal e 60 na Estadual), do Pintado (90 cm na Federal e 85 cm na Estadual), entre outros.
No Manual do Pescador que traz as tabelas é indicado, logo abaixo, que vale sempre a lei mais restritiva. Ou seja, onde é maior a do Estado, vale aquela medida e, onde é maior a Federal, vale aquela medida.

EXPLICAÇÃO

Isto é porque, embora o Estado possa legislar concorrentemente com a União em matéria ambiental, uma legislação do Estado, nunca pode ser menos restritiva do que a Federal. Ela só pode ser mais restritiva. Dessa forma, em resumo, devem-se respeitar as medidas maiores dos peixes, contidas nas tabelas, estejam elas, na legislação Federal ou Estadual (mais restrição é isto). Exemplo: No caso do “pintado” se fosse respeitar os 85 centímetros da legislação Estadual, estaria menos restritiva, o que não pode legalmente, então respeita-se a medida prevista na legislação Federal de 90 cm.
Em razão da grande quantidade de espécies com restrição de medidas, rios onde a pesca não é permitida, rios e trechos de rios onde só se permite a modalidade pesque-solte, bem como diferenças entre a legislação de pesca Federal e Estadual, a PMA distribui a cada ano O Manual do Pescador.

OBJETIVO

O objetivo é prevenir a pesca predatória, pois o trabalho da PMA é preventivo. A intenção não é prender as pessoas por pesca predatória e, sim, evitar que ela seja praticada. Com todas estas informações, o desconhecimento não pode ser alegado.

Representantes do Bolsão participam da abertura da 1ª Consocial As etapas preparatórias devem mobilizar mais de 1 milhão de brasileiros que serão representados por 1,2 mil delegados na etapa nacional

Rosildo Moura/Assecom
A 1ª Consocial tem como objetivo principal a promoção da transparência pública
















O Município de Três Lagoas sedia nesta terça (28) e quarta-feira (29) a 1ª Conferência Regional sobre Transparência e Controle Social (Consocial) – Região do Bolsão, no anfiteatro das Faculdades AEMS.

A 1ª Consocial tem como objetivo principal a promoção da transparência pública e o estímulo à participação da sociedade no acompanhamento da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático que garanta o uso correto e eficiente do dinheiro público.

A Conferência Regional está regulamentada por um regimento interno, aprovado pela Comissão Organizadora Regional (CORE), composta por representantes do poder público, da sociedade civil e dos conselhos de políticas públicas, dos municípios de Três Lagoas, Água Clara, Selvíria, Brasilândia, Aparecida do Taboado, Paranaíba, Santa Rita do Pardo, Cassilândia e Inocência. Serão escolhidas as representações que irão participar da Conferência Estadual prevista para os dias 29 e 30 de março de 2012, em Campo Grande.

Durante os dois dias de evento serão abordados temas como promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos; mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública; atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle e diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção.

Representando a Comissão Organizadora Estadual, Raquel Pereira Costa, explicou o que já foi realizado até o momento e as próximas etapas. “É com muita satisfação que apresentamos a 1ª Consocial para a região do Bolsão. O sucesso dessa conferência depende da participação de todos, após a Conferência Estadual que deve acontecer nos dias 29 e 30 de março, teremos a etapa nacional prevista para o mês de maio”, destacou Raquel.
Em sua fala, o secretário de Educação e Cultura, professor Mário Grespan Neto, discorreu sobre a necessidade de verificar o quão transparentes são as contas públicas. “Falar da importância desse evento seria muito simplista diante de toda legislação que ampara a gestão pública. Hoje mesmo a Administração Municipal promove uma audiência pública para prestação de contas do 3º quadrimestre de 2011. Sabemos da importância desse momento e gostaríamos que houvesse uma reflexão sobre a atuação dos conselhos de políticas públicas no sentido de estimular a publicidade e a transparência das contas públicas”, reforçou o secretário.

Além do secretário municipal de Educação e Cultura e da representante da Comissão Organizadora Estadual, também fizeram parte da mesa de autoridades Davi da Silva, representando a prefeita de Santa Rita do Pardo; a secretária municipal de Assistência Social, Cidadania e Trabalho, Maria Lúcia Firmino e a palestrante da conferência, Eliane Leão Fernandes.

1ª CONSOCIAL

A 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social - 1ª Consocial é uma realização da Controladoria-Geral da União - CGU. Convocada por Decreto presidencial de 8 dezembro de 2010, a 1ª Consocial terá etapas preparatórias a serem promovidas de julho de 2011 a abril de 2012 em todo o Brasil. Essa etapa deve mobilizar mais de 1 milhão de brasileiros que serão representados por cerca de 1,2 mil delegados esperados para a etapa nacional que acontece entre os dias 18 e 20 de maio de 2012, em Brasília.
Assessoria de Comunicação

Eldorado Brasil confirma produção de 5 milhões de toneladas de celulose até 2020

A Eldorado Brasil divulgou hoje (28/02) seu programa de expansão industrial que prevê uma capacidade de produção de 5 milhões de toneladas de celulose por ano até 2020. A primeira linha de produção da Companhia entra em atividades em novembro deste ano e ocupa investimentos da ordem de R$ 6,2 bilhões. Para 2017, a Empresa já estuda implantação da segunda linha de produção e, para 2020, a terceira deverá entrar em operação. “A Eldorado Brasil é formada por equipes de alta performance, que atuam com foco em inovação e sustentabilidade. Vamos exercer um papel de liderança no mercado mundial de celulose já no curto prazo”, afirma José Carlos Grubisich, diretor presidente da Eldorado Brasil.
Obras do complexo industrial da Eldorado Brasil estão com cronograma adiantado e depois de concluída, será a maior do mundo (Foto: Ricardo Ojeda)

A Eldorado Brasil é formada por equipes de alta performance, que atuam com foco em inovação e sustentabilidade. Vamos exercer um papel de liderança no mercado mundial de celulose já no curto prazo”

— José Carlos Grubisich, diretor presidente da Eldorado Brasi

VERTICALIZAÇÃO

A recente incorporação da Florestal Brasil pela Eldorado Brasil, anunciada no final de 2011, verticalizou o processo produtivo e ampliou a competitividade da Empresa. Durante o ano passado, a Eldorado Brasil respondeu por um dos maiores programas florestais do País, ao todo foram 31mil hectares de florestas plantadas de eucalipto. Atualmente a Empresa possui 80 mil hectares de florestas destinadas para produção de celulose. Para este ano, a meta de plantio é de 35 mil hectares. A Eldorado já inicia suas atividades com um programa que prevê a certificação de todas as suas áreas florestais nos próximos anos.
A localização da planta do complexo industrial da Eldorado é estratégica, situa próximo ao rio Paraná e a BR 158 (Foto: Ricardo Ojeda)

LOCALIZAÇÃO ESTRATÉGICA

De acordo com o executivo, a localização estratégica da Fábrica é outra vantagem competitiva da Eldorado Brasil. Localizada em uma área de 900 hectares às margens do rio Paraná, a Empresa contará com três modais logísticos para receber matéria prima e escoar sua produção. “Nosso objetivo é ampliar o uso dos modais hidroviário e ferroviário que apresentam maior economia em escala e menor impacto ambiental. Para isso já adquirimos uma frota própria de locomotivas e vagões – especialmente desenvolvidos para a Eldorado Brasil -, que vão transportar a nossa celulose até um terminal próprio no porto de Santos e de lá para os principais mercados do mundo.”

Nosso objetivo é ampliar o uso dos modais hidroviário e ferroviário que apresentam maior economia em escala e menor impacto ambiental. Para isso já adquirimos uma frota própria de locomotivas e vagões – especialmente desenvolvidos para a Eldorado Brasil -, que vão transportar a nossa celulose até um terminal próprio no porto de Santos e de lá para os principais mercados do mundo.”

— José Carlos Grubisich - Diretor presidente da Eldorado Brasil

GERAÇÃO DE EMPREGOS

Desde o início a Eldorado vem investindo no capital humano da Empresa e os resultados já podem ser percebidos no projeto industrial que já está com 68% das suas obras concluídas e no projeto florestal que inicia este ano a formação de uma equipe de colheita mecanizada. A Eldorado criará 2 mil novos empregos, o que deve beneficiar ainda mais o desenvolvimento na região leste do Estado de Mato Grosso do Sul.

Sobre José Carlos Grubisich

José Carlos Grubisich assumiu o comando da companhia em fevereiro de 2012. Natural de Itatinga, interior de São Paulo, Grubisich é formado em Engenharia Química e desenvolveu grande parte de sua carreira na Rhodia. Em 2002, assumiu a presidência da Braskem e recentemente respondia pela presidência da ETH Bioenergia S/A.

MEMBRO

O executivo é membro da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e Adolescente e da Fundação Aliança Francesa.