FALE CONOSCO

banner

banner
anucie

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Agricultores de assentamento São Thomé em Santa Rita ganham posse da terra e podem buscar financiamento para produzir


Foto: Celso Santos (Santa Rita do Pardo News)
Santa Rita do Pardo (MS) – Famílias de agricultores familiares que há 14 anos residem no Assentamento São Thomé começam a ter a situação regularizada. Em agenda de entrega de obras no município, o governador André Puccinelli fez também a entrega das autorizações de ocupação a 26 pequenos agricultores. De acordo com o governador, os processos para regularizar a vida dos demais assentados continuam em andamento na Agraer e poderão ser concluídos pela nova gestão.

A regularização é um projeto conduzido pela Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural – Agraer, que garante às famílias a situação legal que permite obter, entre outros benefícios, financiamentos para investir na produção.

Criado em 2000 pelo governo do Estado, o Assentamento São Thomé conta com 110 famílias de agricultores familiares, que vivem em uma área de 2,9 mil hectares. No local é produzido leite (cerca de 4 mil litros/dia), mandioca, abacaxi e milho, principalmente.

“Sem o título a gente não podia buscar o Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar). Agora não, com o documento, o produtor fica apto”, comemora o vice-presidente da Associação dos Pequenos Produtores do Assentamento São Thomé, Valdionor de Souza Duarte.

O dirigente rural diz que os pequenos produtores têm muito a comemorar, porque além de terem conseguido benefícios como as casas rurais do Programa Minha Casa Minha Vida, tiveram nesses últimos anos muito apoio para a produção. “Recebemos, por exemplo, a patrulha mecanizada, que é muito importante. Este governo que está terminando valorizou muito a agricultura familiar”, afirmou Duarte.

Fonte:Gizele Cruz de Oliveira



0 comentários:

Postar um comentário