FALE CONOSCO

banner

banner
anucie

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Agência Espacial diz que objeto encontrado em fazenda é tanque de satélite ou foguete


 Foto:Divulgado
O objeto cilíndrico que caiu em uma propriedade no município de Santa Rita do Pardo, na Chácara Santa Maria, em Mato Grosso do Sul é um tanque de combustível de um satélite ou de um foguete segundo informações da assessoria da Agência Espacial Brasileira.
De acordo com a Agência o objeto é envolto por uma fibra de carbono, e não é radioativo, mas só deve ser manuseado por pessoas qualificadas para evitar qualquer tipo de acidente, já que ainda não se sabe se existe qualquer substância que pode causar contaminação a população. A área deverá ser isolada pela Defesa Civil e Policia local para a segurança dos moradores.
Ainda não se sabe quais procedimentos a Agência irá tomar em relação ao objeto, a solicitação do objeto para estudo ainda está sendo analisada pela Agência Espacial Brasileira.
O caso
Ainda na noite de domingo (28), estudiosos de astronomia, integrantes do grupo Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Brazilian Meteor Observation Network – Bramon), publicaram no Facebook que o objeto preto que caiu em MS é um tanque de xenônio (material para dar impulso) do foguete Falcon 9 v1.1(NORAD 40142).Conforme os especialistas no assunto, a reentrada (termo utilizado quando um objeto que foi lançado para o espaço retorna para a Terra) do foguete estava prevista. Uma câmera allsky (MASCOT) em Cerro Paranal, no Chile, também capturou imagens do objeto. O grupo montou um mapa baseado em relatos do objeto cruzando o céu mostrando a trajetória do tanque, que atravessou o Chile, passou por parte da Argentina, cruzou o Paraguai, entrou no céu de Mato Grosso do Sul e caiu em Santa Rita do Pardo, ao leste do Estado.
O foguete foi lançado em 7 de setembro de 2014 para colocar em órbita o satélite ASIASAT-6, da empresa Space X. 

Fonte:  Midia Max/ Correio do Estado

0 comentários:

Postar um comentário