FALE CONOSCO

banner

banner
anucie

domingo, 26 de junho de 2011

Município disponibiliza tratores para agricultura familiar


Apoio da Prefeitura fortalece o trabalho do homem do campo





A proposta da prefeitura de Santa Rita do Pardo em fortalecer a agricultura familiar já beneficia diversas comunidades rurais do município. Desde 2005, a prefeitura de Campo Verde firmou parceria com os assentamentos São Thomé, Córrego Dourado, Santa Rita, Mutum, Avaré e Olho D’água, disponibilizando uma Patrulha Agrícola composta por quatro tratores e motoristas, com objetivo de prepararem a terra, a um custo baixo, para o plantio de milho, feijão, hortaliças e frutas.

Os pequenos produtores do assentamento São Thomé foram beneficiados com ações da Prefeitura de Santa Rita do Pardo, através da Gerência de Produção e Desenvolvimento Rural. Entre os trabalhados realizados, destacamos a gradeação, nivelação de terras, construção de canteiros para o plantio de pepinos e serviços feitos com a plantadeira de grãos. Ao todo, 35 pequenos produtores rurais foram atendidos no mês de maio.

De acordo com o produtor e presidente da Associação do Córrego Dourado, Agnaldo S. Nascimento, essa parceria trouxe economia aos produtores. Ele explica que o produtor tem o custo do óleo diesel e se tivesse que contratar os tratores e tratoristas particulares,  a hora máquina sairia em média entre R$ 75 a R$ 80 reais. “Com a ajuda da prefeitura estamos pagando somente o diesel.

Estamos economizando e assim podemos aumentar a produção”, explicou Nascimento.

No ano de 2010,  foram beneficiadas centenas de famílias na zona rural, totalizando mais de dois mil hectares de área atendida. A ação, que prioriza a agricultura familiar, é voltada ao preparo da terra, fortalecendo o homem do campo.

O gerente municipal da pasta, Joel da Silva, frisou que os tratores atendem a todos os agricultores que necessitarem. “Este equipamento trás maior eficiência e agilidade nos trabalhos dos agricultores”, afirmou o secretário,  parabenizando os agricultores por serem os responsáveis pela produção desses alimentos orgânicos que chegam à mesa das famílias.

O Gerente Joel disse que esta é mais uma ação da administração que viabiliza o aumento da renda do trabalhador rural e permite maior produtividade. E garante que as perspectivas para a agricultura familiar este ano são boas.

Fonte: Assessoria de Imprensa

0 comentários:

Postar um comentário