FALE CONOSCO

banner

banner
anucie

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Município de Santa Rita do Pardo recebe Programa ‘Mais Floresta’O programa esclarece sobre a rentabilidade para os produtores que investirem no segmento



O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul – Senar/MS – instruiu, no último dia 13, os produtores e pecuaristas da cidade de Santa Rita do Pardo. O evento aconteceu no Centro Catequético com temas referentes ao cultivo de eucalipto e seringueira como fonte de desenvolvimento sustentável e renda para a região do bolsão, por meio do Programa “Mais Floresta”.
Na ocasião, foram realizadas palestras e workshops para os produtores rurais do município. O projeto é idealizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Senar/MS, Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul – Famasul e sindicato rurais do Estado.
A capacitação é gratuita e teve como finalidade de mostrar aos produtores as vantagens econômicas do cultivo de eucalipto e seringueira, possibilitando ao trabalhador rural uma diversificação de sua renda, além de estimular o corpo técnico a elaborar projetos de investimentos na área florestal.
Durante todo o dia, os participantes receberam informações sobre linhas de financiamento para o setor florestal, mercado da borracha natural e rentabilidade da cultura da seringueira, além de oficinas sobre manejo do seringal. Dentre os temas abordados, destacaram-se rentabilidade da atividade pecuária com eucalipto e o mercado regional deste segmento.
“Através do Mais Floresta o produtor pode conseguir mais independência, seja financeira ou nas alternativas de produção”, explica o gestor técnico do Senar/MS, Harduin Reichel.
Mais Floresta
O Programa tem como objetivo estimular a implantação de áreas florestais como atividade de diversificação da renda e da produção. São parceiros deste programa Painel Florestal, Polifer, Banco do Brasil, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul-BRDE, Reflore MS, Sebrae,Sociedade Brasileira de Agrossilvicultura-SBAG, Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD.
De acordo com Ademar Silva Júnior, vice-presidente da CNA - Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil, o programa visa desmistificar a cultura de florestas plantadas. “Aqui exemplificamos formas de consórcio de produção como a agricultura junto ao cultivo de eucalipto, assim como mostramos que é possível a união da pecuária ao eucalipto. Incentivamos também alternativas de implantação de florestas exóticas, para o desenvolvimento de todo Mato Grosso do Sul”, explica Ademar.
São mais de 300 mil hectares de florestas plantadas no Estado, o que ainda não é suficiente para o Senar/MS, que possui na agenda, outros vinte workshops do Programa Mais Floresta pelo estado. O intuito é de incentivar o plantio de um milhão de hectares de florestas em Mato Grosso do Sul até 2030.
O Programa Mais Floresta é realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de MS – FAMASUL – e o Senar/MS e tem como parceiros o Banco do Brasil, Sebrae, Polifer, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, Sociedade Brasileira de Agrossilvicultura e Reflore. Teve como apoiadores local a Prefeitura Municipal, Sindicato Rural,Gerencia de Produção e Desenvolvimento Rural.
Participaram do evento, o presidente do Sindicato Rural, Cacildo Pereira ; vereadores Josué Nogueira Martinez e Vanildo Rodrigues; Gerente de Produção e Desenvolvimento Rural, Joel da Silva e Gerente de Assistência Social Sônia Araki Patussi.
Fonte: Assessoria de Imprensa

0 comentários:

Postar um comentário