FALE CONOSCO

banner

banner
anucie

Leia as últimas notícias

Seminário debate implementação e incremento econômico dos quatro países

Leia as últimas notícias

Prefeitura inicia obra de reforma do Hospital Municipal de Santa Rita do Pardo

Leia as últimas notícias

Prefeitura realiza Audiência Pública sobre o tráfego de veículos da MS-040 em Santa Rita do Pardo

Leia as últimas notícias

Fiscais constatam irregularidades na contratação de operários na Vila Olímpica

Leia as últimas notícias

Licenciamento de veículos com placa final 6 vence na sexta-feira

sábado, 21 de julho de 2012

Pastoral da Criança de Santa Rita do Pardo realiza Palestra No final do debate, todos partilharam seus sentimentos, reflexões e conclusões




No dia 07 de julho, às 14h30, deu-se início à palestra com a participação de várias gestantes e uma delas acompanhada do esposo.
O primeiro momento do encontro se deu com a oração e apresentação dos participantes. A primeira palestra foi ministrada pela enfermeira Hellen, que abordou o tema "A Importância do Pré Natal e os Cuidados com Recém-Nascido", explanando sobre o teste do dedinho, exames de sangue, urina e ultrassos, mudanças no corpo da mulher, cuidados pós partos, amamentação, importância do teste do pezinho e acompanhamento com pediatra.
Houve a participação dos presentes. Em seguida, foi servido o coffee break, organizado pela participante da Pastoral Familiar - Ivone Faustino e a líder da Pastoral da Criança - Sueli Castro.
A segunda palestra teve como tema "A Arte do Amor a partir do Ventre Materno". Iniciou-se com uma dinâmica "Despertar para a valorização de si. Encontrar-se consigo e com seus valores".
No final do debate, todos partilharam seus sentimentos e reflexões. Esta dinâmica foi o ponto de partida para a palestra "As fases do desenvolvimento do ser humano e suas relações com a aprendizagem".
Antes do encerramento do evento, foi feita a dinâmica de avaliação, quando puderam redigir a conclusão da palestra, apresentando um resultado satisfatório e com propostas para próximo.
As sugestões indicadas foram a realização de outras palestras após o nascimento. Fez parte ainda da programação um sorteio de dez presentes para os futuros bebês, mimos patrocinados pelos lojistas da cidade.
cada mãe foi contemplada com um presente. As gestantes receberam da Pastoral da Criança um folder com mensagem constando os 10 Mandamentos para a Paz na Família e Laços de Amor.
Comemoração
Em comemoração aos 25 anos de Pastoral da Criança em Mato Grosso do Sul, Santa Rita do Pardo em reconhecimento a este importante trabalho, realizou um evento com palestras dirigido às gestantes, com a participação da enfermeira Hellen de Campos Nadia e da Coordenadora de Área Psicopedagoga Nilcélia Suzi Campos Rocha, com o auxilio do Padre Antonio Barbiero.
A Pastoral da Criança no Mato Grosso do Sul teve início na Diocese de Coxim. Por solicitação de Dom Ângelo Domingos Salvador, Bispo prelado de Coxim convidou a Irmã Adiles Barcella, da Congregação das Irmãs Divina Providência, que se dispôs a dar início a esta Pastoral da Criança. No dia 28 de junho de 1987, foi oficializado e implantado a Pastoral da Criança, com a missa e quatorze líderes.
Assim a Pastoral da Criança foi implantada nas demais Dioceses do Estado, nos seguintes anos: Em 1989 foi iniciada na arquidiocese de Campo Grande e a diocese de Jardim, em 1990 na diocese de Dourados na Paróquia de Iviema, hoje pertence à diocese de Naviraí.
Em 1992 na diocese de Corumbá, e 1995 na diocese de Três Lagoas e em Santa Rita do Pardo iniciou-se com a capacitação realizada pela religiosa Irmã Silvana R. Almeida, da congregação das Servas Agostiniana de Paranaíba, a pedido do Padre Mauricio, no dia 28 de junho de 2003.
A Pastoral da Criança com coordenadores líderes e voluntários desenvolvem ações de saúde, nutrição, educação. cidadania e espiritualidade de forma ecumênica nas comunidades.
As atividades visam promover o desenvolvimento integral das crianças, desde a concepção aos seis anos de idade, e a melhoria da qualidade de vida das famílias.
Todo mês, líderes fazem visitas às crianças e às mães gestantes e suas famílias para viver uma vida saudável e cheia de esperança, pois este é o projeto de Jesus “para que todos tenham vida e Vida em abundância” (João 10, 10).
Importância do amor
A duração da gravidez no ser humano é de 266 dias, marcada pelo desenvolvimento genético de trilhões de células especéficas a partir de uma fertilizada.
O período de nove meses pode ser dividido em três estágios, germinal da fertilização até a segunda semana, embrionário desde essa etapa até o período de 8 a 12 semanas e o estágio fetal até o nascimento.
Esse pequeno ser em desenvolvimento, ainda no útero materno, percebe se é amado, desejado e esperado. E assim, seu inconsciente já estará formando a base de confiança, segurança e afetividade tão importantes para a vida futura.
Gestação foi programada, desejada ou mesmo que não tenha sido, foi recebida e aceita com satisfação. Se houve rejeição intrauterinamente, esse sentimento acompanhará a vida futura da criança, refletindo no seu comportamento, na sua estrutura psicológica, na vida intelectual e profissional.
Com o nascimento do bebê, seu desenvolvimento será acompanhado e evoluirá passando por vários estágios. Todas estas fases existem desde o nascimento, mas cada uma se organiza a seu tempo.
O sujeito humano somente chega ao seu estágio definitivo do desenvolvimento quando termina a quinta fase desse desenvolvimento, que é a adolescência. Para chegar a ela, depende do que vai acontecer nas quatro fases anteriores, que são:
1º fase – fase oral, que vai do nascimento aos dezoito meses;
2º fase – fase anal, que vai dos dezoito meses aos quatro anos e meio;
3º fase – fase fálica, que vai dos quatro anos e meio aos seis anos;
4º fase – fase latência, que vai dos seis anos aos onze anos.
5º fase - que é a adolescência, que começa em torno dos onze anos e não tem data para terminar.
1º fase – fase oral, que vai do nascimento aos dezoito meses;
O estágio da boca é um dos mais importantes da vida, no aspecto biológico como psicológico e social.
A amamentação é um dos acontecimentos mais importantes desta fase, representando a alimentação, a afetividade e a segurança.
No 5º ou 6º mês de vida, variando de criança para criança, há o aparecimento dos dentes. Essa erupção dentaria provoca danos psicológicos e fisiológicos.
O perigo do estágio oral esta em a criança levar tudo à boca, identificando os objetos pelo paladar.
O estágio oral mal resolvido deixará sequelas.
Se o estagio oral for bem resolvido, a pessoa será sociável, otimista e alegre.
Não prolongue o estagio oral.
2º fase – fase anal, que vai dos dezoito meses aos quatro anos e meio;
É uma fase muito importante de nossas vidas.
Vai começar a ter condições a usar a afetividade de uma maneira boa.
Precisa construir seu ego (eu) para construir este ego ela vai passar por um processo de “narcisismo”.
É normal o roubo nesta fase só nesta fase.
Para cuidar de uma criança anal normal é preciso colocar limites, estabelecer fronteiras para a criança saber que esta sendo cuidada, não pode falar muito tem que agir e pegar no braço e levar.
A segunda fase anal é uma estrutura psíquica que é o superego é a estruturação dentro do psiquismo dentro inconsciente de dois processos fundamentais da aprendizagem o medo e a culpa.
A criança da memorização e não da aprendizagem
3º fase – fase fálica, que vai dos quatro anos e meio aos seis anos;
É a fase onde vai elaborar a sua sexualidade.
É fase que a perda da relação afetiva será terrível para o futuro.
Nesta fase que ela vai ter noção simbólica da relação pai, mãe e filho.
Os cuidados que devemos ter com as crianças são falar sempre a verdade a sexualidade não é sexo.
4º fase – fase latência, que vai dos seis anos aos onze anos.
Fase onde vamos decidir nossa identidade sexual.
Nesta fase da latência é onde nasce à primeira forma de amor que é o amor homossexual é uma relação de amor de identificação.
É uma fase de sofrimento quando o menino não tem um pai para pegar na mão conversar.
O medo é normal nesta fase.
Após os doze anos, pais só tem que confiar na educação que deram até então>
Assessoria de Comunicação

Santa Rita do Pardo realiza obras de recuperação de estradas vicinais No dia 18 de junho iniciou recuperação em média de 10 quilômetros por semana de estradas sentido Bataguassu a Santa Rita



Em uma única etapa, serão recuperadas aproximadamente 105 quilômetros de estrada, em toda Julião de Lima Maia. A prefeitura dispõe de todo o maquinário das patrulhas mecanizadas nas vias que dão acesso às comunidades do meio rural.
No dia 18 de junho, inicirou a recuperação em média de 10 quilômetros por semana de estradas, sentido Bataguassu a Santa Rita; escola Gildo Pesarine até o fim de semana chegando na ponte do Indaiá, fazenda Santa Gertudes.
Essas obras são custeadas com recursos próprios do município, atendendo um desejo tanto da prefeita como da população local, que agora recebe mais esta ação do governo municipal.
Os moradores poderão trafegar melhor entre as localidades de Santa Rita do Pardo, que hoje conta com estradas interligando a maioria das Fazendas do município.
“Com as estradas recuperadas, os alunos poderão ser transportadas com maior segurança”, disse o gerente de obras,Netão. Além disso, acrescentou, "os produtores poderão escoar as suas produções e consequentemente gerar renda para o município. É mais um importante passo para que o nosso município continue avançando”.
*Assessoria de Comunicação
 
A necessidade de se trabalhar para a recuperação se dá por conta de vários fatores, sendo que um deles é o período chuvoso que castigou o município entre os meses de abril a maio e prejudicou as estradas, que hoje são as principais vias de acesso do homem do campo.
A iniciativa é de fundamental importância econômica e social, já que boa parte da população reside no meio rural, nos assentamentos, sítios, chácaras e fazendas, de acordo com o último censo do IBGE, área territorial de 6.143,081 (KM²).
"Abrimos novas frentes de trabalho, com melhorias na cidade, com mais obras, pois a população está sendo assistida pelos agentes públicos do município e é com essa responsabilidade que nós temos conduzido o nosso trabalho”, ressaltou a prefeita Eledir Barcelos de Souza (PT).
Assessoria de Comunicação

CRAS Ganha veiculo zero para atender famílias Texto: Celso Santos Imagens: Joabe Braga









Com uma administração voltada para o povo Santa-ritense , a Prefeitura de Santa Rita do Pardo está realizando ações inéditas no Município, além de estruturar e novas  instalações, renova a frota, recuperar estradas, reformar escolas e muitas outras ações nesse sentido, a atual administração também é “Social”, e está trabalhando incansavelmente em prol das famílias  mais carentes da cidade, prova disso foi a recente a entrega de uma carro Uno Fiat novo para o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social)  no valor  25,950,00  emenda do ex-deputado Amarildo Cruz  hoje esta na superintendência do IBAMA em Mato Grosso do Sul.
O CRAS atende as famílias mais necessitadas, na oportunidade teve o inicio nos cursos gratuitos de MDF e aulas de Violão
Dentre as diversas atividades previstas no programa já estão sendo oferecidas à comunidade o serviço de assistência psicosocial e o programa municipal da cesta que já beneficia cerca de 100 famílias mensalmente.
      Em entrevista, a gerente de Assistência Social Sônia Araki Patussi falou que nunca foi feito tanto por esse município como esta sendo feito agora. Trabalhar pelo povo e para o povo é a meta dessa administração.

    A prefeita Eledir Barcelos Esteve presente no evento alem do gerente de Saúde Luis Cesar , gerente de assistência social Sônia Araki, Coordenadora do CRAS Maria Rosana , Administrativo David da Silva e funcionários entre outras autoridades.

Produtores participam de palestras do Programa Mais Pastagem Em cada evento, são apresentadas alternativas de reforma e recuperação do solo com o retorno econômico


Foto: Moisés Viana

O presidente do Sindicato de Santa Rita do Pardo, Arany Garcia, participou recentemente no Centro Catequético da Igreja Católica, do Ciclo de Palestras do Programa Mais Pastagem, que apresenta soluções e técnicas viáveis para uma pecuária sustentável.
O encontro é voltado para produtores rurais, técnicos e estudantes da região, que se inscreverem. Somente em 2012, o Programa já atingiu cinco municípios e cerca de 500 pessoas. E ainda serão realizados mais encontros, com expectativa de repassar o cuidado com a terra e outros temas, para mais de 800 agentes do segmento.
A ação visa difundir conhecimentos para melhorar ou recuperar pastagens no Mato Grosso do Sul, que atualmente tem 50% dos 18 milhões de hectares em degradação.
São nove milhões de hectares com problemas e sem uso, onde ainda há uma previsão que em uma década, haverá perdas na produção da carne se nada for feito, aponta o pesquisador da Embrapa, Armindo Neiro.
“É uma oportunidade única para o produtor rural do município, que entenderam a importância do evento e todas as regiões produtoras estão aqui representadas.
"Esperamos que o aproveitamento deste dia como difusor de conhecimento vai transformar a visão dos produtores rurais com relação à pastagem que é um grande problema do setor pecuário”, explicou o pecuarista Alcides Patussi.
O Mais Pastagem é realizado em municípios com histórico de registro de pastagem degradadas. Em cada evento, são apresentadas alternativas de reforma e recuperação do solo com o retorno econômico, além das tendências de mercado.
Linhas de financiamento para pecuária, mercado atual e perspectiva para a agropecuária, manejo de pastagens, alternativas de recuperação de pastagens e, principais causas da degradação e diagnósticos das propriedades serão os temas das cinco palestras abordadas por pesquisadores e profissionais da área.
Com solo ruim e pasto degradado, o produtor rural sente no bolso os reflexos. Adotar medidas de prevenção, dispor de tecnologia simples e investimento de baixo custo são os caminhos que o workshop aponta”, explica o superintendente do Senar/MS, Clodoaldo Martins.
Mais Pastagem
O Programa é uma iniciativa do Senar/MS, Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) e Funar (Fundação Educacional para o desenvolvimento Rural), em parceria com sindicatos rurais do Estado, Banco do Brasil, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, Embrapa Gado de Corte e Seprotur.
Sobre o Senar
É uma instituição mantida pela classe patronal rural, vinculada à CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil). Tem o objetivo de desenvolver ações educativas, que visam o desenvolvimento do homem rural como cidadão e como trabalhador, numa perspectiva de crescimento e bem-estar social.
Assessoria de Comunicação













Saúde ganha novos veículos para atender população santa-ritense O investimento na Saúde faz parte do projeto de modernização, agilidade e qualidade do serviço público, adotado pela atual administração.



A prefeita Eledir Barcelos entregou recentemente ambulâncias para o setor de Saúde do município, ampliando o atendimento à população. O investimento na Saúde faz parte do projeto de modernização, agilidade e qualidade do serviço público, adotado pela atual administração.
São três veículos equipados para atender a população. A entrega foi feita pela prefeita Eledir Barcelos, com a presença da população, funcionários e de autoridades locais.
Ao entregar as ambulâncias, a prefeita voltou a destacar a forma como Santa Rita do Pardo está sendo administrada, com prioridade aos setores de mais necessidade, como é o caso da Saúde. “Com seriedade e transparência”, disse.
As duas ambulâncias novas da marca Peugeot vão suprir a demanda na sede do município e zona rural, proporcionando atendimento mais eficiente e digno ao cidadão que necessita do serviço de Saúde. Os veículos serão utilizados para transporte de pacientes, tanto dentro da cidade quanto para outros municípios quando necessário.
Paulo Rogério, administrador do hospital, destacou a sensibilidade da prefeita ao priorizar esse setor, ressaltando que não se tem notícia na história de Santa Rita do Pardo da aquisição de um número tão expressivo de ambulâncias de uma só vez.
A Prefeita comemorou ainda a compra de mais uma, que vai ajudar a resolver uma série de problemas envolvendo pacientes que precisam ser transferidos para outros centros.
Para aquisição das ambulâncias, a prefeitura utilizou recursos próprios, verbas liberadas através de emendas parlamentares dos deputados estaduais Alcides Bernal e Eduardo Rocha.
Recursos disponibilizados por programas específicos, direcionados à atenção básica e saúde.
Uma camionete Hilux 4x4, adquiridas com recursos federais também foi entregue no ato para a Vigilância em Sanitária em saúde.
Estiveram presentes no evento a médica ginecologista/Obstetra Ana Maria Tamashiro, Médico Fisioterapeuta Renato Piva, vereadores Josué Nogueira, Rui Castelo, José de Matos, Jonas Faustino e Elenir Aparecida Barcelos; Gerente de Saúde, Luis Cesar; João Aniceto - coordenador de endemias; presidente da Associação do P.A Córrego Dourado, Agnaldo S. Nascimento; entre outros.
Assessoria de Comunicação

Município realiza festa para a criançada As crianças fizeram suas apresentações, emocionando pais e toda população




A Gerência de Educação Cultura Esporte e Lazer, em parceria com a Escola Infantil CEI e Comunidade, realizaram recentemente uma de suas melhores festas juninas. Não podendo faltar a famosa quadrilha, os pequenos deram um show de desenvoltura e animação dançando brilhantemente.
A criançada fez suas apresentações emocionando pais e toda população. Todos os presentes puderam acompanhar a exposição de atividades do 1º semestre do Projeto de Leitura “A alegria do Saber”.
Os alunos do Jardim de Infância I - Professora Sueli Carvalho e Marly, apresentaram a dança de São João, a turminha de crianças de 02 e 03 anos. Os alunos da Professora Soeli Castro e Sueli Carvalho apresentaram uma dança Country, alunos de 03 e 04 anos.
Os alunos da Professora Sueli Carvalho apresentaram a Dança da Peneira. Alunos de 03 e 04 anos.
As professoras e seus respectivos alunos finalizaram as apresentações com o Pouti-porri: Capelinha de Melão, Cai, cai balão e o balão vai subindo.
As mães e seus filhos, bem como os demais convidados saborearam deliciosos lanches.
Participaram do evento o Diretor José Mário Pereira, Coordenadora Pedagógica Zilda Alves da Silva, Liane Cibele da Silva Lima, entre outros.
Assessoria de Comunicação
Assessoria de Comunicação