FALE CONOSCO

banner

banner
anucie

Leia as últimas notícias

Seminário debate implementação e incremento econômico dos quatro países

Leia as últimas notícias

Prefeitura inicia obra de reforma do Hospital Municipal de Santa Rita do Pardo

Leia as últimas notícias

Prefeitura realiza Audiência Pública sobre o tráfego de veículos da MS-040 em Santa Rita do Pardo

Leia as últimas notícias

Fiscais constatam irregularidades na contratação de operários na Vila Olímpica

Leia as últimas notícias

Licenciamento de veículos com placa final 6 vence na sexta-feira

domingo, 26 de junho de 2011

Prefeita Eledir socorre zona rural com recuperação das estradas danificadas pelas fortes chuvas


Gerente Municipal de Obras trabalha a ‘todo vapor’ para fazer a correção dos pontos críticos das estradas vicinais



No mês de junho, a prefeita Eledir Barcelos de Souza e o Departamento de Obras e Estradas Vicinais fizeram um trabalho de recuperação das estradas que estavam sem condições de trafegabilidade, o que gerava prejuízos para boa parte da zona rural.

A população vinha sofrendo para se deslocar à cidade, encontrando dificuldades para receber serviços básicos oferecidos pelo município, como atendimento médico, consultas, exames, vacinas, curativos, retornos, entre outros. Até mesmo ir às agências bancárias, à casa lotérica e ao comércio local para fazer compras e pagar contas passou a ser um desafio.

O transporte escolar também encontrou problemas sérios. Os motoristas reclamavam da má condição das estradas vicinais, muitas vezes sem condições de buscar os alunos, pois as estradas não ofereciam o mínimo de segurança de tráfego.

Produtores rurais passaram por situação de preocupação, visto que não tinha como escoar sua produção bovina. Eles amargaram prejuízos com estradas ‘arrebentadas’ pelas fortes chuvas que cairam sobre o município no primeiro semestre de 2011.

Os assentamentos que têm como base a produção de leite resfriado, passaram por tempos difíceis, pois as empresas responsáveis em coletar toda esta produção, com estrada sem condições de tráfego, não vinha algumas vezes fazer a coleta do leite e os pequenos produtores ficaram com o prejuízo.

Sendo solicitada por várias vezes pelos fazendeiros das áreas afetadas, a prefeita pessoalmente visitou o local, onde constatou a necessidade da imediata recuperação das estradas municipais e estaduais.

Toda a estrada que liga Santa Rita do Pardo às várias fazendas e ao assentamento São Thomé, até à fazenda Santo Antonio, está ganhando patrolamento com a máquina moto niveladora. A prefeita esteve pessoalmente, acompanhada do Gerente de Obras municipal,  Alaor de Arruda Neto, vistoriando o trabalho.

“Nosso objetivo é socorrer as famílias que trabalham e residem na zonal rural, que é imensa, pois somos o oitavo município do estado em extensões geográficas. Temos seis assentamentos: Córrego Dourado, Santa Rita, Olho d’água, São Thomé, Mutum e Avaré. Com este trabalho, vamos liberar boa parte das estradas, garantindo  o acesso à sede do município. A população não pode ser penalizada, pois estamos trabalhando com a certeza de construir novos caminhos para a nossa gente”, detalhou Eledir.

O Gerente Municipal de Obras trabalha a ‘todo vapor’ para fazer a correção dos pontos críticos das estradas vicinais. “Sabemos que os nossos produtores e assentados precisam com urgência de uma estrada em boas condições de trânsito para escoar a produção, principalmente, da nossa bacia leiteira”, declarou a prefeita.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Município disponibiliza tratores para agricultura familiar


Apoio da Prefeitura fortalece o trabalho do homem do campo





A proposta da prefeitura de Santa Rita do Pardo em fortalecer a agricultura familiar já beneficia diversas comunidades rurais do município. Desde 2005, a prefeitura de Campo Verde firmou parceria com os assentamentos São Thomé, Córrego Dourado, Santa Rita, Mutum, Avaré e Olho D’água, disponibilizando uma Patrulha Agrícola composta por quatro tratores e motoristas, com objetivo de prepararem a terra, a um custo baixo, para o plantio de milho, feijão, hortaliças e frutas.

Os pequenos produtores do assentamento São Thomé foram beneficiados com ações da Prefeitura de Santa Rita do Pardo, através da Gerência de Produção e Desenvolvimento Rural. Entre os trabalhados realizados, destacamos a gradeação, nivelação de terras, construção de canteiros para o plantio de pepinos e serviços feitos com a plantadeira de grãos. Ao todo, 35 pequenos produtores rurais foram atendidos no mês de maio.

De acordo com o produtor e presidente da Associação do Córrego Dourado, Agnaldo S. Nascimento, essa parceria trouxe economia aos produtores. Ele explica que o produtor tem o custo do óleo diesel e se tivesse que contratar os tratores e tratoristas particulares,  a hora máquina sairia em média entre R$ 75 a R$ 80 reais. “Com a ajuda da prefeitura estamos pagando somente o diesel.

Estamos economizando e assim podemos aumentar a produção”, explicou Nascimento.

No ano de 2010,  foram beneficiadas centenas de famílias na zona rural, totalizando mais de dois mil hectares de área atendida. A ação, que prioriza a agricultura familiar, é voltada ao preparo da terra, fortalecendo o homem do campo.

O gerente municipal da pasta, Joel da Silva, frisou que os tratores atendem a todos os agricultores que necessitarem. “Este equipamento trás maior eficiência e agilidade nos trabalhos dos agricultores”, afirmou o secretário,  parabenizando os agricultores por serem os responsáveis pela produção desses alimentos orgânicos que chegam à mesa das famílias.

O Gerente Joel disse que esta é mais uma ação da administração que viabiliza o aumento da renda do trabalhador rural e permite maior produtividade. E garante que as perspectivas para a agricultura familiar este ano são boas.

Fonte: Assessoria de Imprensa

7ª cavalgada de Santa Rita mais de 2 mil participantes

O evento tradicional foi sucesso de público, recebendo elogios pela impecável organização



A cavalgada este ano foi um sucesso de público. Segundo os organizadores, o evento, que está em sua sétima edição, atraiu mais de 2 mil pessoas nos dois dias festa.

A prefeita Eledir Barcelos (PT) e o presidente do Sindicato Rural, Cacildo Dagno Pereira, além das autoridades locais, participaram da abertura oficial, que aconteceu recentemente  em frente à área de lazer na MS-040.

O Sindicato Rural de Santa Rita do Pardo contou com o apoio da Prefeitura, Banco do Brasil, Polícia Militar e IAGRO, colaboradores que contribuíram com o sucesso da 7ª Cavalgada.

A população pode participar entre os cavaleiros, amazonas e crianças. Os participantes percorreram vários quilômetros de estrada, passando por várias fazendas na MS 338.

De acordo com informações, a cavalgada este ano teve 424 cavalos inscritos e cinco carroças, que participaram de todo o percurso, atraindo 2.350 pessoas nos dois dias festa.

Este evento tradicional da região vem resgatando a história do homem do campo, do tropeiro, do homem da lida no campo que andava várias léguas ao lombo do seu animal, para tocar boiadas ou simplesmente usar o cavalo como meio de transporte. Muito diferente dos anos anteriores, hoje o chão preto do asfalto toma conta de grande parte das rodovias e estradas que encurtam a distância de uma localidade à outra.

E resgatando a história desses bravos cavaleiros e tropeiros, nasceu nos últimos anos a homenagem mais justa com realização das cavalgadas.

Esta é a verdadeira cavalgada capaz de unir homens e mulheres com um só objetivo de amor ao próximo, como nos velhos tempos, não muito distante de nossos avôs.

Os cavaleiros, amazonas, crianças e as comitivas fizeram uma parada na fazenda Tarobá, onde todos foram recepcionados pelos funcionários com um almoço, sendo oferecido arroz carreteiro e churrasco.

À noite, os participantes fizeram outra parada para o jantar e festa na fazenda Iguatemi. No local, ocorreu um “bailão”, animado por Gregório e Grupo Fronteira de Campo Grande.

Várias comitivas participaram, entre elas: comitiva São José, fazenda Iguatemi, Comitiva Cavalli, Comitiva Santa Virginia, Comitiva Coração Sertanejo, e representantes das cidades de Anaurilândia, Brasilândia, Bataguassu,  Presidente Epitácio (SP),  Presidente Venceslau (SP), entre outras.

Premiações:

As premiações foram entregues no sítio Santo Antônio, de propriedade de Antônio Colibri , onde foi servido um saboroso churrasco para todos os participantes, sendo seguido do encerramento da festa.

Durante o evento, as comitivas e cavalos foram avaliados e julgados  pelos organizadores.

Ficou em 2º lugar, a comitiva Fazenda Iguatemi e, sagrou-se como a grande campeã classificando em 1º lugar a comitiva melhor organizada ”Fazenda Santa Virginia”, que venceu pelo segundo ano consecutivo.

O cavaleiro ou Amazona mais jovem, Hildo (garotinho de 2 anos), filho do Tuduti, este que fez a premiação.

O título de cowboy mais original e bem trajado foi para Mateus, da Fazenda Santa Virginia. Seu pai, Eduardo, fez a entrega do troféu.

O cavaleiro mais idoso foi Eduardo Gregório (de 77 anos), o qual recebeu uma homenagem do Sindicato Rural.

O título de muar ou cavalo mais trajado ficou com Regis, da Fazenda Alto Alegre. Neto Cavalli fez a entrega da premiação ao ganhador.

A carroça mais ajeitada e criativa foi da  comitiva São José. O ganhador foi  Fabrício,  popular ferrugem. Liderse Bruna fez a entrega da premiação.

Teve ainda a premiação com medalhas para as crianças que participaram da cavalgada. Ao todo foram entregues 20 medalhas.

Também foi eleita a Rainha da Cavalgada. O troféu foi para  Gabriela. Além da faixa,  ela ganhou um presente das mãos de Cláudio Burtto, de Bataguassu.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Crianças da Creche Municipal visitam prefeitura


A atividade proporciona às crianças momentos de aprendizado e diversão



Aproximadamente vinte crianças da Creche Municipal (CEI) Ruthe Soillet de Oliveira Lima de Santa Rita do Pardo estiveram recentemente na Prefeitura, quando foram acompanhadas pelas professoras em sua caminhada semanal. É uma das atividades físicas que garante descontração às crianças.

A Creche Municipal atende dezenas de crianças com idade entre dois a quatro anos. A Prefeitura emprega vários profissionais como merendeiras, faxineiras, coordenadoras pedagógicas, professores e recreadores.

São oferecidas diariamente quatro refeições, ou seja, café da manhã, almoço, lanche e jantar. A merenda de qualidade oferecida garante saúde e disposição para as crianças.
Fonte: Assessoria de Imprensa

Assentamento é beneficiado com doação de mangueiras


Material possibilitará a distribuição e abastecimento de água dentro do assentamento


A prefeita de Santa Rita do Pardo, Eledir Barcelos, reuniu-se recentemente com o assessor de gabinete, Josias Carvalho, quando determinou que fossem entregues aos assentados vários metros de mangueira, doação que possibilitará a distribuição e abastecimento de água dentro do assentamento.

A doação das mangueiras foi uma ação da administração da prefeita em atendimento à reivindicação feita pelo presidente do assentamento Córrego Dourado, Agnaldo S. Nascimento, que defende os interesses dos assentados.

Agradecimentos

“Somos muito gratos à prefeita por todo apoio que nos tem dado. Sempre que precisamos somos bem atendidos,  seja com a o preparo de terras para o plantio ou reforma de pastagens, patrolamento das estradas de acesso à comunidade, entre outros benefícios”, manifestou Agnaldo.

Conjuntura rural

A atual administração vislumbra, para este ano, realizar ações nunca antes projetadas para o município, que tem hoje seis assentamentos. O objetivo é dar condições dignas às famílias assentadas, possibilitando-as de manterem seus lotes sempre produtivos, de tal maneira como sugere o ideal da reforma agrária.

Inicialmente está sendo recuperado o que está no cronograma de recuperação de estradas vicinais, ou seja, os trechos críticos das estradas rurais.

Conforme disse a prefeita, está previsto para este ano a reforma de todas as estradas. “Vocês terão estradas decentes para trafegar e escoar a produção de vocês. E mais, já entregamos a obra pronta da mini-usina para pasteurização de leite, no P.A Córrego Dourado que é uma parceria com o MDA e INCRA e Prefeitura. Temos colocado em todos os anos à disposição de cada assentamento, através da Gerência de Produção e Desenvolvimento Rural, vários tratores e seus implementos”, observou a prefeita.


Fonte: Assessoria de Imprensa

Prefeitura repassa R$ 35 mil para organização da ‘22ª Festa do Peão’


Prefeita Eledir Barcelos investe nos eventos tradicionais, valorizando a cultura do município


A Prefeitura de Santa Rita do Pardo já liberou os R$ 35 mil que foram investidos na 22ª Festa do Peão de 2011, evento que aconteceu de 5 a 8 de maio.

O cheque foi entregue pela prefeita Eledir Barcelos de Souza (PT) ao presidente do Conselho Paroquial e organizador do evento, Gilberto Patussi.

O conselho paroquial administrativo considerou a ajuda da Prefeitura como “fundamental para o sucesso do evento”.

Assim como em outras edições da festa, o dinheiro arrecadado com a festa foi revertido a favor da Igreja Católica.

A prefeita Eledir Barcelos é uma das grandes parceiras desta festa. Foi encaminhado para a Câmara de Vereadores o Projeto de Lei que previa a doação de valores para a realização da Festa da Padroeira, sendo aprovado pelos vereadores.

“Quero parabenizar a todos que contribuíram direta ou indiretamente com a festa; a toda equipe, às autoridades, ao Conselho Administrativo Paroquial, em especial à população que se fez presente”, declarou Gilberto Patussi.

Este ano, mais uma vez os fazendeiros, sitiantes e colaboradores doaram mais de 100 cabeças de gado, para a realização do tradicional leilão no recinto do rodeio.

Participaram da reunião, além da prefeita, o assessor de Finanças da Prefeitura, Magno Inácio; Presidente da Festa, Gilberto Patussi e o primeiro Secretário da festa, professor José Mário.
Fonte: Assessoria de Imprensa