FALE CONOSCO

banner

banner
anucie

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Mães aprendem sobre coleta seletiva no CRAS Benefícios que a coleta seletiva traz para o meio ambiente e saúde foram esclarecidos com a palestra



Na palestra com as mulheres "mães" do Bolsa Família, foi abordado o tema "Coleta seletiva de lixo urbano", projeto que em breve estará sendo realizado em Santa Rita do Pardo.
Os benefícios que a coleta seletiva traz para o meio ambiente e para a saúde da população foram esclarecidos com a palestra foi ministrada por Elizangela Freitas (Liu).
O lixo deteriorável (orgânico - biodegradável), composto pelos restos de carne, vegetais, frutas, etc., tem que ser separado do lixo restante.
Durante o evento foram dados orientações, evidenciando que reciclagem tornou-se uma ação importante e indispensável no dia a dia: qual o destino a dar quando perdem utilidade?
No início, quando elaboraram a praticidade das embalagens não se pensavam onde iriam por tanto lixo. Na década de 80 é que começou processo de reciclagem no Brasil, especificamente em 1989.
Hoje, só o Brasil produz 228 mil toneladas de lixo por dia (dados do IBGE) e somente 4% desse total é reciclado. Antes, esses lixos tinham como destino as lixeiras ou então aterros sanitários.
O lixo começa a perder o caráter pejorativo do nome e passa a ser considerado como um resíduo, possível de ser reaproveitado, visto que somente uma minoria não pode ser reciclado.
A coleta seletiva, ou recolha seletiva, tem como objetivo a separação dos resíduos urbanos pelas suas propriedades e pelo destino que lhes pode ser dado, com o intuito de tornar mais fácil e eficiente a sua recuperação.
Assim, pretende-se resolver os problemas de acumulação de lixo nos centros urbanos e reintegrar os mesmos no ciclo industrial, o que trás vantagens ambientais e econômicas.
Os lixos secos (garrafas PET, vidros, embalagens, plásticos, metal...) devem estar limpos para que possam ser reciclados. É importante levar em conta a orientação sobre as cores padronizadas das latas de lixos que são usadas para a reciclagem: sendo os 5 primeiros os mais usados:
As Cores:
Azul - papel
Amarelo -metal
Verde - Vidro
Vermelho - Plástico
Marrom - orgânico
Laranja - Resíduos perigosos
Preto - Madeira
Cinza - Resíduos gerais não recicláveis ou misturados, ou contaminado não passível de separação.
Roxo - Resíduos radioativos
Branco - Resíduos ambulatoriais e de serviço de saúde. Foi entregue uma fórmula prática de sabão caseiro, feito com óleo de cozinha usado.
Fórmula de sabão caseiro
2 litros de óleo de cozinha usado;
350 g de soda em escama;
350 ml de água.
Preparo:
1 - Dissolva a soda cáustica na água em um balde reforçado ou em uma lata de tinta de 18 litros. Reserve.
2 - Coloque o óleo, já coado, em um recipiente e leve ao fogo até aquecer em temperatura aproximada de 60º.
3 - Apague o fogo e, em seguida, acrescente a soda, já dissolvida, e mexa até engrossar (cerca de 20 a 30 minutos).
4 - Após esse período despeje o conteúdo em recipientes e aguarde a secagem. Importante.
Cuidado no manuseio da soda cáustica, pois é um material corrosivo. Utilize luvas e óculos de proteção para evitar qualquer acidente. Deixe o sabão em descanso depois de pronto, por alguns dias antes de utilizá-lo, para que a soda cáustica se dissolva.
Fonte: Assessoria de Imprensa

0 comentários:

Postar um comentário